Pular para o conteúdo principal

DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA E O LEGADO DA MÚSICA PRETA DE VARGINHA SERÁ LANÇADO NO THEATRO CAPITÓLIO

Projeto realizado através da Lei Paulo Gustavo vai ser lançado com uma exibição gratuita para a comunidade varginhense na próxima segunda-feira


No dia 24 de março, a cantora e compositora varginhense Estephanie Abreu Nascimento, vai realizar o lançamento do curta-documentário: “História e legado da música preta de Varginha”, realizado através da Lei Paulo Gustavo de incentivo às produções audiovisuais.

Executado de forma conjunta pela produtora artística varginhense Bolando Produções, o projeto busca homenagear artistas que enalteceram a música Black em Varginha, ou seja, aquela que deriva de todos os estilos provenientes da cultura negra afro-brasileira e afro-americana, como o Chorinho, Samba, Blues, Soul Music, ritmos afros, etc.

Além disso, o documentário abre as portas para incríveis artistas locais contarem as suas histórias com a música, narrando de uma forma única a história de como esta arte se instalou na cidade desde o último século. Com a proposta deste projeto, Estephanie busca resgatar historicamente através da música, um pouco do que o povo preto deixou como legado artístico e seus conhecimentos nesta cidade.

“Além de homenagear grandes e importantes nomes da música e da cultura varginhense, que merecem todo o reconhecimento e valorização pela nossa cidade, com esse documentário estamos buscando também a valorização da música no mercado. O documentário faz um importante trabalho de divulgar os grandes artistas que propagam essa cultura, assim como também inspirar jovens artistas que se interessam em desenvolver este trabalho artístico como estilo de vida”, comentou Estephanie.

Realizado através de entrevistas a músicos e artistas pretos da cidade, o documentário conta uma importante história de Varginha, através das vozes e lembranças de grandes nomes da nossa cidade, como Vanderson Lopes, Everton Tuquinha, Mestre Claudião e Raimundo Andrade, que puderam presenciar em décadas passadas o desenvolvimento da cultura negra nos espaços públicos e privados através da música, com uma relevância em seus trabalhos que permanece até hoje.

Além dos entrevistados, o documentário também contou com uma participação super especial da soprano varginhense, Juliete Gonçalves, que trouxe mais brilho para o resultado final desta obra, compartilhando a sua voz única para complementar a narrativa deste documentário.

“O intuito do projeto é trazer, através do audiovisual, detalhes de como era fazer música antigamente, quais as dificuldades que esses grandes nomes encontraram como artistas pretos para fazer música, e como essa linda arte se desenvolveu culturalmente na cidade”, concluiu Estephanie.

A exibição do documentário “História e legado da música preta de Varginha”, acontece de forma gratuita no Theatro Capitólio, no dia 24 de março, a partir das 19:30h, acompanhada de apresentações musicais de artistas presentes no documentário.

SERVIÇO

Lançamento do curta-documentário “História e legado da música preta de Varginha” Local: Theatro Capitólio

Endereço: Rua Presidente Antônio Carlos, 522 - Centro, Varginha - MG

Data: 24/03/2025 Horário: 19:30h Entrada: Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...