Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR CONHECEM PESQUISAS EM VITIVINICULTURA NA EPAMIG DE CALDAS

 

Semana de visitação une teoria e prática em programação vivenciada por alunos do Curso Superior de Viticultura e Enologia da Faculdade Católica Paulista (UCA).

(Belo Horizonte – 20/3/2025) Os alunos do Curso Superior de Viticultura e Enologia da Faculdade Católica Paulista (UCA) estão acompanhando, de perto, os trabalhos de pesquisa realizados no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)localizado no município de Caldas. A unidade é referência em estudos sobre o cultivo de uvas para a produção de vinhos finos e sucos.

A semana prática de viticultura e enologia, proposta pela UCA, reúne cerca de 60 alunos do ensino a distância (EAD) para vivenciar atividades no Campo Experimental da EPAMIG e em outros locais relacionados à produção de vinho e à discussão do tema. Os momentos tiveram início na segunda-feira (17/03) e se estendem até sexta-feira (21/03).

As atividades estão sendo conduzidas pelos pesquisadores da EPAMIG que integram o Programa Estadual de Pesquisa (PEP) em Viticultura e Enologia.

Programação 

O cronograma contempla atividades que abordam temas como manejo da videira, aspectos de nutrição e fisiologia, elaboração e análises laboratoriais de vinhos, as quais estão sendo realizadas no Campo Experimental da EPAMIG, em Caldas.

“Nosso encontro com os alunos também será marcado por uma prática no laboratório de enoquímica da EPAMIG, com foco em análises básicas de acompanhamento da maturação da uva e na elaboração de vinhos”, pontua Angélica Bender, enóloga na EPAMIG.

Os alunos realizaram visitas técnicas no viveiro vitícola, Vitacea Brasil, e nas vinícolas Vinhos BelotoCasa Geraldo e Stella Valentino. Também serão ministradas aulas teóricas sobre fisiologia da videira e análises laboratoriais na Câmara Municipal de Caldas.

“É uma excelente oportunidade estar acompanhando as pesquisas da EPAMIG, além de vivenciar uma semana de intenso aprendizado, especialmente relacionado à questão sensorial. A forma como essa experiência está sendo conduzida nos deixa claro a importância das práticas laboratoriais e fortalece o entrosamento com todo o processo de viticultura e enologia”, ressaltou Silvia Rabelo, aluna do curso superior de Viticultura e Enologia da UCA.

Campo Experimental da EPAMIG

Localizado no Sul de Minas, no município de Caldas, o Campo Experimental da EPAMIG conta com uma infraestrutura de cerca de 80 hectares de extensão. 

A unidade possui uma ampla área para experimentos com videiras e produção de mudas, laboratórios modernos para a avaliação de qualidade de uvas e vinhos, além de adega enológica experimental, responsável pela produção de vinhos finos e espumantes. 

As pesquisas realizadas no Campo Experimental da EPAMIG, em Caldas, contribuem para transformar e fortalecer o reconhecimento nacional e internacional do setor vitivinícola mineiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...