Pular para o conteúdo principal

LABORATÓRIO DA UFLA É O ÚNICO DO PAÍS COM CERTIFICAÇÃO PARA PROJETOS IN VITRO DE CANNABIS MEDICINAL GENETICAMENTE MODIFICADA


O Centro Biotecnológico de Plantas Psicoativas (CBPP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras sobre plantas psicoativas, acaba de alcançar um novo marco. Além da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para conduzir pesquisas de cultivo in vitro de Cannabis medicinal, o CBPP obteve o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB), garantindo que suas atividades sejam realizadas seguindo os mais altos padrões de segurança biológica e ampliando a sua capacidade de atuação.

Com essa recente conquista, concedida pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o CBPP consolida-se no cenário nacional, como o único laboratório de pesquisa do País com certificação para realizar projetos in vitro com Cannabis medicinal geneticamente modificada.

O desenvolvimento de Cannabis geneticamente modificada permite a criação de variedades com perfis específicos de canabinoides, otimizando a produção de compostos terapêuticos e consequentemente, aumentando a eficácia dos tratamentos. Esse avanço abre novas possibilidades de pesquisas inovadoras.

Essa abordagem também contribui para a padronização da produção, garantindo a qualidade e segurança dos medicamentos derivados da planta. "A biotecnologia aplicada à Cannabis representa um passo fundamental para a evolução da medicina e para a democratização do acesso a tratamentos baseados nessa planta de grande relevância terapêutica. A obtenção desse certificado reforça o nosso compromisso com a excelência científica, garantindo um ambiente seguro para descobertas inovadoras e avanços na biotecnologia de Cannabis medicinal, beneficiando a comunidade científica, a sociedade, que necessita de novas opções terapêuticas, e a formulação de políticas públicas que garantam acesso a esses tratamentos”, destaca a coordenadora do Laboratório, professora Vanessa Cristina Stein.

CBPP
Criado com o objetivo de promover avanços significativos na biotecnologia aplicada à plantas psicoativas, o CBPP tem como missão explorar o potencial terapêutico dessas espécies e desenvolver novos medicamentos e terapias para o tratamento de diversas condições médicas. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação de recursos humanos qualificados, capacitando pesquisadores e profissionais para atuar no setor.

Desde a sua inauguração, em 2023, o CBPP, localizado no Setor de Botânica do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Naturais, tem desempenhado um papel crucial na pesquisa científica com Cannabis medicinal. Apesar de sua recente implementação, o Laboratório já conduz duas teses de doutorado e uma dissertação de mestrado, todas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, coordenadas pela professora Vanessa Cristina Stein em colaboração com os professores Fernando Henrique Ferrari Alves (UFLA), Jaime Eduardo Cecilio Hallak e Alexandre Crippa, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional (INC-MT) da Universidade de São Paulo (USP), ao qual o laboratório é conveniado, permitindo abordagem multidisciplinar na área.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...