Pular para o conteúdo principal

POÇOS: REDES DE ÁGUA DO DMAE PASSAM POR VIDEOMONITORAMENTO

Videomonitoramento irá acompanhar os reflexos da utilização de novos produtos para tratamento da água, aplicados na ETA V

Representantes da empresa Aguatop, recentemente contratada pelo DMAE para a aplicação de novos produtos para tratamento da água na Estação de Tratamento ETA V, retornam à cidade na próxima quinta, 27, para realização de videomonitoramento na canalização de distribuição de água do DMAE.

A ação acontece na rede que liga a ETA V ao Reservatório Cidade, localizado no bairro Maria Imaculada. Em função das atividades, necessárias para verificação do nível de incrustação dentro da tubulação, poderá ocorrer eventualmente algum desabastecimento, de forma rápida e pontual e talvez traços de turbidez na água, apenas nesta quinta. Os bairros que recebem a água do Reservatório Cidade estão localizados na região oeste de Poços de Caldas.

“O DMAE irá tomar todas as providências para que esses problemas não ocorram. O reservatório ficará com total capacidade para abastecer normalmente os bairros. A microfilmagem vai acontecer apenas em um trecho anterior ao reservatório e a expectativa é de que não haja nenhum dano ao abastecimento”, informa o diretor do DMAE, Paulo César Silva.

O videomonitoramento irá iniciar às 5h da manhã e tem por objetivo verificar o grau de incrustração das redes de água. Hoje, o produto Econox, à base de ortopolifosfato, já está sendo aplicao na ETA V. Uma de suas ações esperadas, além de resolver o problema da turbidez na água, causada principalmente pelo ferro e manganês é auxiliar na desiscrustação das redes.

Além do Econox, o DMAE irá implantar ainda a aplicação do Proxxis, produto fornecido pela mesma empresa, que é específico e mais eficiente para a desincrustação dos encanamentos. “O videomonitoramento é importante para que nossos técnicos tenham um diagnóstico das redes de água e o nível de incrustação, que será medido agora e depois da aplicação do Proxxis. A meta final é sempre oferecer um tratamento de água cada vez melhor para a população”, destaca o diretor.

Com a aplicação do segundo produto no tratamento de água na ETA V, espera-se uma redução desse bloqueio na canalização, tornando as redes mais eficientes. Com isso, a água irá chegar com maior volume na casa dos consumidores.

Tratamento
O tratamento de água é um processo complexo que envolve diversas etapas e tecnologias para garantir que a água fornecida à população seja segura e de qualidade.

Hoje, o DMAE utiliza diversos produtos para remover contaminantes, desinfetar a água e assegurar que ela atenda aos padrões de potabilidade. São utilizados os produtos sulfato de alumínio, hidróxido de cálcio, cloro gás e, ao final do processo, existe a aplicação de flúor. Os novos produtos, Econox e Proxxis, irão auxiliar o processo, trazendo novos benefícios.

O tratamento adequado da água assegura que ela esteja livre de impurezas, bactérias e substâncias químicas indesejadas, garantindo a conformidade com as normas de segurança e qualidade. O DMAE possui laboratório próprio que realiza análise da água das estações de tratamento, monitorando todos os processos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...