Pular para o conteúdo principal

PRODUTORES DE MORANGO DO SUL DE MINAS PARTICIPAM DE MISSÃO NO CERRADO MINEIRO

Iniciativa promovida pelo Sebrae Minas promove troca de experiências e de boas práticas entre agricultores das duas regiões

Promover a troca de experiências entre produtores rurais e especialistas do agronegócio, apresentar práticas bem-sucedidas em outras culturas e identificar oportunidades de aprimoramento de suas próprias atividades. Este foi o objetivo da missão técnica realizada pelo Sebrae Minas com produtores de morango do Sul do estado, no período de 18 a 20 de fevereiro, em Patrocínio, no Cerrado Mineiro, região reconhecida pela excelência na produção de cafés de alta qualidade.

Durante a missão, o grupo visitou a Associação dos Produtores do Cerrado (APPCER) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, onde conheceram o impacto da cadeia produtiva na valorização local e no fortalecimento da marca. Eles também trocaram informações sobre Indicação Geográfica (IG), rastreabilidade do produto, fiscalização, articulação e estratégias de vendas que agregam valor ao produto durante a visita à Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), com acesso à sede, galpão de armazenamento e cafeteria. A Região do Cerrado Mineiro foi pioneira nas Indicações Geográficas brasileiras. Foi a primeira região cafeeira reconhecida como Indicação de Procedência, no ano de 2005 e como Denominação de Origem no ano de 2013.

A contadora e produtora de geleias artesanais de morango Eliete Garcia Rodrigues acredita que a missão permitiu ao grupo observar como a cooperação impulsiona o desenvolvimento de um território e agrega valor a diferentes setores. “Vimos que, com a união de forças, o apoio de entidades como o Sebrae e a determinação de empresários e empreendedores, é possível tornar nossos negócios mais competitivos e atrativos, inclusive em nível internacional”, frisa.

Já o empresário do agronegócio Edivaldo José de Melo viu na missão a oportunidade de aprender como agregar mais valor ao produto sul-mineiro. “Durante as visitas, ficou evidente que com tecnologia o produtor consegue aprimorar o processo produtivo, implantar a rastreabilidade e, consequentemente, ofertar mais segurança para o consumidor final”, avalia.

Desde 2017, o empresário é responsável pelo “Ceasinha do Morango”, em Bom Repouso, criado para ser o centro de distribuição do morango produzido na região. Diariamente, cerca de 500 produtores e 80 compradores de várias partes do estado passam pelo local. Durante as negociações, são comercializadas aproximadamente 120 mil caixas do fruto.

Associativismo
Há mais de 15 anos, o Sebrae Minas atua em Bom Repouso na realização de ações que incentivam a cultura da cooperação e do associativismo, a fim de aprimorar as técnicas de cultivo e gestão, fortalecendo a competitividade dos agricultores no mercado. Segundo a analista da instituição Pâmela de Carvalho Dias, ações como essa reafirmam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da fruticultura no estado, fortalecendo as bases para que os produtores locais alcancem novos patamares de excelência e prosperidade em suas atividades.

“Proporcionar aos produtores a vivência em outras realidades produtivas é fundamental para ampliar horizontes e incentivar a adoção de práticas que podem transformar positivamente a cultura do morango em nossa região. Essa interação promoveu reflexões sobre a importância da cooperação, da inovação e da busca constante por qualidade nos processos produtivos”, afirma.

Produção de morangos no Sul de Minas
O Sul de Minas Gerais é o principal polo produtor de morango do Brasil. A região abriga 25 municípios que, juntos, representam mais de 60% da produção nacional do fruto. Entre eles, destaque para Pouso Alegre, Cambuí, Tocos do Mogi, Bom Repouso, Estiva e Senador Amaral. Em 2024, a área plantada no polo morangueiro do Sul de Minas foi de 3.381 hectares, com uma produtividade média estimada em 51,3 mil quilos por hectare.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...