Pular para o conteúdo principal

TRE-MG ABRE INSCRIÇÕES PARA O CONGRESSO "DEMOCRACIA E JUSTIÇA: GARANTIAS E TRANSFORMAÇÕES"


Para comemorar os 20 anos de criação da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, o TRE-MG realizará o congresso Democracia e justiça: garantias e transformações, de 23 a 25 de abril. O congresso acontecerá no auditório do Tribunal, em Belo Horizonte.

A inscrição é gratuita e pode ser feita na página do Congresso, no site do TRE-MG. O congresso é aberto à participação de juízes, desembargadores, servidores do Poder Judiciário, estudantes e profissionais do Direito, além de pessoas interessadas nos temas que serão debatidos.

Veja os temas dos painéis:

  • Tutela penal da democracia e a solução consensual dos conflitos;
  • Liberdade de escolha e novas tecnologias: os desafios impostos à esfera pública democrática;
  • Democracia para quem? Participação e diversidade no processo eleitoral;
  • Eleições e devido processo legal: desafios contemporâneos.

Entre os palestrantes e debatedores, estão a ministra do TSE Vera Lúcia Santana Araújo; o ministro do STJ José Afrânio Vilela; o desembargador Rogério Medeiros, ex-presidente do TRE-MG; as procuradoras da República Nathália Mariel e Raquel Branquinho; o procurador regional eleitoral, José Jairo Gomes; desembargadores, juízes e professores universitários.


No encerramento do congresso, no dia 25 de abril, haverá uma apresentação sobre o projeto FOFO - Formação de Formadores em Ações de Cidadania. E a entrega da Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira.


Confira a programação completa do congresso.


Escola Judiciária

A Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais foi criada em 13 de dezembro de 2004, por meio da Resolução TREMG n° 666/2004, durante a gestão do desembargador presidente Kelsen do Prado Carneiro. A EJE-MG é responsável pela capacitação de servidoras, servidores, juízas e juízes eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. E pela realização de ações de cidadania que estimulem o conhecimento, a reflexão e a discussão de temas eleitorais relevantes à formação do eleitorado, de partidos políticos e de candidatas e candidatos em potencial.


O patrono da Escola é o ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, integrante da Corte do TSE que destacou-se como precursor da necessidade de preparação e formação do pessoal da Justiça Eleitoral. Ele também coordenou os estudos que levaram à criação da Escola Judiciária do TSE em agosto de 2002.

Saiba mais sobre a atuação da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...