Pular para o conteúdo principal

UFLA MANTÉM EXCELÊNCIA EM INDICADOR DO MEC HÁ 16 ANOS


Pelo 16° ano consecutivo, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) mantém a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos, do Ministério da Educação (MEC). Na avaliação, com dados referentes ao ano de 2023, a UFLA figura entre as 33 universidades públicas com esse desempenho, que representam cerca de 13% do total. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na sexta-feira (11/4).

O Índice Geral de Cursos (IGC) expressa a qualidade de todos os cursos de uma instituição de ensino superior, combinando as notas atribuídas pela Capes aos programas de pós-graduação e as médias do Conceito Preliminar de Curso (CPC), calculadas pelo Inep para a graduação, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. Na classificação geral, a UFLA aparece na 15ª posição entre as universidades públicas e na 13ª entre as universidades públicas federais.

A pró-reitora de Graduação da UFLA, professora Miriam Monteiro de Castro Graciano, salientou que, entre as diferentes categorias administrativas das escolas avaliadas, 83% das instituições públicas federais obtiveram IGC 4 ou 5 e nenhuma ficou nas faixas 1 e 2 do indicador. Segundo a professora Miriam, “as universidades públicas federais apresentaram desempenho excepcional, não restando dúvidas de que elas são, em sua essência, universidades de excelência. Este é um sistema que faz a diferença e deve ser fortalecido. Ele é fruto de décadas de luta coletiva e precisa de políticas públicas que forneçam condições objetivas para manter sua qualidade”.

Enade 2023
Juntamente com o IGC, foi publicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente a 2023. Na avaliação, quatro cursos de graduação da UFLA alcançaram o conceito máximo (5): Agronomia, Medicina Veterinária, Nutrição e Medicina. Outros quatro se destacaram com o conceito 4: Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Química. Os cursos de Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica da UFLA também foram avaliados obtiveram conceito 3.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, “o desempenho dos nossos estudantes retrata o zelo, a dedicação e o comprometimento deles, além de ser reflexo da competência e dedicação dos docentes e técnicos da Instituição, que cuidam não só da formação técnica, mas também da lapidação de nossos estudantes como cidadãos”.

Em 2023, foram avaliados 9.812 cursos em todo o Brasil, das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Engenharias. O Enade possui um ciclo de três anos; em cada um deles, são avaliados cursos de diferentes áreas do conhecimento.

O exame é obrigatório e inclui dois instrumentos avaliativos: a prova e o questionário do estudante. A prova abrange conteúdos de formação geral, comuns a todas as áreas, e específicos, baseados nas competências e habilidades previstas nas diretrizes curriculares nacionais de cada curso. Por meio do questionário, são levantadas informações que permitem traçar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...