Pular para o conteúdo principal

EBSERH E UFLA REALIZAM VISITA AS OBRAS DO NOVO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO


Equipes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizaram, ontem (13), visita técnica ao novo hospital universitário da Ufla. Com obras paradas desde 2021, o projeto foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O presidente da Rede Ebserh, Arthur Chioro, foi recebido pelo reitor da UFLA, José Roberto Scolforo.

Após entregue, a unidade deve ser administrada pela Ebserh. Assim, o hospital também servirá como campo de prática para os estudantes dos cursos da área da saúde da região, reafirmando o compromisso da Ebserh com a expansão e a excelência da rede de hospitais universitários federais.

Durante a visita, Arthur Chioro ressaltou que, neste momento, uma equipe de arquitetura hospitalar está revistando o projeto e realizando as adaptações necessárias, tanto para atender o novo perfil assistencial, como também os ajustes recomendados a partir dos padrões sanitários.

“Tudo isso para que possamos ter uma oferta segura de saúde, além de condições de produzir ensino e pesquisa de qualidade, reforçando o nosso compromisso de formar, ensinar e pesquisar”, defendeu.

Novo hospital
A proposta é que o Hospital Universitário da UFLA se torne uma unidade pública de referência na região, com programas de residência e serviços ainda não disponíveis na rede pública local.

Serão 105 leitos, com capacidade para procedimentos de média e alta complexidade, abarcando como linhas de cuidado: clínica médica adulto, clínica cirúrgica adulto, tratamento agudo do Acidente Vascular Cerebral e atendimento a queimados, que poderá ter abrangência macrorregional, atendendo à demanda de outras macrorregiões.

No atendimento cirúrgico estão previstas as cirurgias eletivas ortopédicas, vasculares, de cirurgia geral e urológicas de média complexidade, ou ainda na modalidade hospital-dia.

Serão também inseridas as linhas de cuidado a pacientes neurológicos acometidos por acidente vascular cerebral hemorrágico, isquêmico ou acidentes vasculares transitório, além da referência assistencial ao paciente médio queimado que necessite de internações em leitos críticos (UTI) e ou enfermarias para tratamento especializado.

Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...