Pular para o conteúdo principal

PROJETO QUE CRIA A GUARDA MUNICIPAL É APROVADO POR UNANIMIDADE EM REGIME DE URGÊNCIA


O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do governo, vereador Dionísio Pereira. O documento, de número 73/2025, foi protocolado às 18h23, já durante a sessão ordinária e incluído na pauta após decisão do presidente em exercício, vereador Delegado Renato Gavião.

A proposta cumpriu todo o trâmite regimental, passando por cinco comissões permanentes da Casa e pela análise da Assessoria Jurídica. Não houve, por parte do Executivo ou da liderança do governo, solicitação de regime de urgência durante o trâmite inicial do projeto. Por essa razão, ele não pôde ser incluído na pauta antes do esgotamento dos prazos regimentais para emissão de pareceres.

Durante a tramitação, o projeto recebeu sete emendas parlamentares, além de uma subemenda, exigindo pareceres técnicos e jurídicos específicos para cada uma delas. O prazo final para a emissão dos pareceres se encerrou na segunda-feira (19), um dia antes da sessão ordinária.

Três novas emendas – de números 8, 9 e 10 – haviam sido protocoladas por volta das 16h30 do mesmo dia, exigindo nova análise pelas comissões e pela Assessoria Jurídica. Diante disso, a sessão foi suspensa durante 2h44 para emissão dos pareceres.

A inclusão e deliberação do projeto seguiram os critérios regimentais e legais, após deliberação do plenário e a apresentação formal dos requerimentos necessários. As comissões que emitem parecer sobre o projeto da Guarda Municipal são: Comissão de Comissão de Segurança Pública; Comissão de Administração Pública; Comissão de Ordem Social; Comissão de Legislação, Justiça e Redação; e Comissão de Administração Financeira e Orçamentária.

Veja quais foram as emendas adicionadas ao projeto:

• Emenda Nº 1 (rejeitada), autor Fred Coutinho: garante que os guardas civis municipais de Pouso Alegre sejam regidos pelo Estatuto do Servidor Público Municipal (Lei nº 1.042/1971), pelo Código de Ética e demais normas próprias.

• Emenda Nº 2 (rejeitada), autor Fred Coutinho: garante que os atuais guardas municipais de Pouso Alegre, já estáveis no serviço público, continuem sendo regidos pelo Estatuto do Servidor Municipal (Lei nº 1.042/1971), preservando seus direitos adquiridos e evitando a exclusão desses profissionais da nova estrutura da Guarda Civil Municipal.

• Emenda Nº 3 (aprovada), autor Israel Russo, coautores Fred Coutinho e Delegado Renato Gavião: amplia o limite de idade para ingresso na Guarda de 30 para 35 anos.

• Emenda Nº 4 (aprovada), autor Israel Russo: permite que a Guarda de Pouso Alegre, em apoio ao Departamento de Fiscalização de Posturas, apreenda mercadorias de ambulantes sem licença e as encaminhe ao setor competente.

• Emenda Nº 5 (aprovada, com subemenda), autor Delegado Renato Gavião: propõe uma série de mudanças, entre as quais a inclusão do patrulhamento escolar como atribuição da corporação; o reconhecimento do papel fiscalizador do Ministério Público; e a proibição do exercício de funções investigativas ou típicas de polícia judiciária, reafirmando o caráter preventivo da Guarda.

• Emenda Nº 6 (aprovada), autor Israel Russo: permite que, nos primeiros quatro anos de funcionamento da Guarda, cargos de comando possam ser ocupados por profissionais externos à corporação, desde que tenham experiência ou formação na área de segurança ou defesa social.

• Emenda Nº 7 (retirada), autor Israel Russo: limita a atuação da Guarda às funções de orientação de trânsito e outras competências conferidas mediante convênio, suprimindo o poder de polícia administrativa de trânsito.

• Emenda Nº 8 (aprovada), autora Lívia Macedo: assegura a formação continuada dos agentes por meio de cursos técnicos e profissionais periódicos, atendimento em saúde mental quando necessário, além d
a exigência de avaliação psicológica regular para guardas que portarem armas de fogo.

• Emenda Nº 9 (aprovada), autora Lívia Macedo: estabelece a reserva mínima de 20% das vagas em todos os níveis da carreira da Guarda de Pouso Alegre para pessoas autodeclaradas negras, com regulamentação pelo Poder Público e observância da Lei Federal nº 12.990/2014.

• Emenda Nº 10 (aprovada), autora Lívia Macedo: prevê formação continuada obrigatória em direitos humanos para seus agentes, com foco em grupos vulneráveis como mulheres, população negra, LGBTQIAPN+, pessoas em situação de rua, idosos e crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...