Pular para o conteúdo principal

TRF6 LANÇA ATOS DE COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA COM APOIO DE MAGISTRADOS DE TODO O PAÍS


O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) acaba de lançar um banco de dados inédito com atos de cooperação judiciária realizados por magistrados e magistradas de diferentes regiões do país. A iniciativa é do desembargador federal Edilson Vitorelli, Coordenador de Demandas Estruturais e Cooperação Judiciária do TRF6 e visa compartilhar boas práticas que podem ser adaptadas a diversos contextos processuais, promovendo maior eficiência e colaboração no sistema judicial.

"A cooperação judiciária é uma revolução silenciosa no Judiciário brasileiro", afirma o desembargador. "Ela rompe com a lógica de que cada juiz deve cuidar apenas dos seus próprios processos e propõe uma atuação em rede, que amplia a capacidade de resposta do Judiciário, especialmente diante de casos complexos ou de acervos repetitivos."

Prevista nos artigos 67 a 69 do Código de Processo Civil e regulamentada pela Resolução n. 350/2020 do Conselho Nacional de Justiça, a cooperação judiciária permite que juízes e tribunais atuem de forma integrada, otimizando procedimentos e decisões por meio de comunicação direta e medidas conjuntas.
O banco de atos foi desenvolvido a partir de pesquisa conduzida pelo desembargador Vitorelli, com a colaboração dos professores Antônio do Passo Cabral (Uerj) e Nilsiton Rodrigues de Andrade Aragão (UFC), e está disponível para consulta pública. A ferramenta reúne exemplos concretos de decisões baseadas na cooperação judiciária, demonstrando sua simplicidade e aplicabilidade em diferentes cenários.

“Esses atos são criativos, inovadores e, acima de tudo, simples de produzir. Eles mostram como a cooperação pode aumentar a efetividade das decisões, tornar a justiça mais célere e melhorar o serviço prestado ao cidadão”, ressalta o magistrado.

A expectativa é de que o banco sirva de inspiração para outros tribunais, juízes e servidores, estimulando o uso crescente de estratégias cooperativas no Judiciário. Magistrados e servidores que desejem contribuir com novos atos de cooperação podem enviar material para o e-mail:  codes@trf6.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...