Pular para o conteúdo principal

CHIARA CARVALHO É PREMIADA PELO GOVERNO DE MINAS POR SUA TRAJETÓRIA NO AUDIOVISUAL

Produtora e gestora cultural de Poços de Caldas recebe o Prêmio Raízes de Minas, destacando sua contribuição para o fortalecimento da arte, da cultura e do audiovisual na região

A gestora e produtora cultural Chiara Carvalho acaba de ser contemplada com o Prêmio Raízes de Minas, na categoria Audiovisual, concedido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O reconhecimento destaca sua trajetória de atuação em Poços de Caldas e no Sul de Minas, contribuindo para o desenvolvimento do setor audiovisual e da economia criativa na região.

À frente da Carvalho Agência Cultural, Chiara se tornou referência no agenciamento e gestão de carreiras, consultoria e criação de projetos culturais, captação de recursos, produção executiva, direção de produção, assessoria de comunicação e imprensa voltada para o setor cultural. Sua experiência transita por diferentes linguagens artísticas, como música, literatura, teatro, fotografia, dança, artes plásticas e visuais, moda e, principalmente, o audiovisual.

Defensora da arte e da cultura como instrumentos de transformação social, Chiara acredita no poder de aproximar pessoas, causas e marcas, viabilizando sonhos e fortalecendo profissionais do setor com amor, dedicação e profissionalismo.

Entre suas principais iniciativas no setor, destacam-se a produção de filmes e documentários; a criação de videoartes, lives e videoclipes; a produção executiva de festivais; a idealização e concepção da MIA — Mostra Integrada de Artes, evento cultural multidisciplinar que conecta artistas, público e diferentes linguagens artísticas, com uma programação diversa de mostras, exposições, rodas de conversa, oficinas e apresentações, com destaque para seu eixo “Visualidades”, que impulsiona a produção audiovisual e as artes visuais na região.

Além disso, destaca-se também pela produção do projeto Cine Fricção, uma iniciativa pioneira em Poços de Caldas voltada para democratizar o acesso ao cinema de forma gratuita e inclusiva, com atenção especial à valorização de artistas e realizadores da comunidade LGBTQIAPN+, promovendo sessões comentadas, debates e atividades formativas que estimulam o pensamento crítico e o diálogo social através do audiovisual.

“Este prêmio é um grande incentivo para seguir acreditando na potência transformadora da arte e do audiovisual. A cultura é o que nos conecta, amplia horizontes e fortalece comunidades. Sou muito grata a todos que caminham junto comigo nesta construção coletiva, fazendo a arte circular, transformando realidades e contando nossas histórias.”, comenta Chiara Carvalho.

A premiação Raízes de Minas reconhece e valoriza a dedicação de Chiara Carvalho à promoção da arte e da cultura em Poços de Caldas e em toda a região do Sul de Minas, fortalecendo o cenário cultural, criando oportunidades para diferentes artistas e reforçando a importância de políticas públicas que garantam o acesso democrático ao conhecimento e às expressões artísticas.

Conheça o trabalho desenvolvido nas redes sociais @carvalhoagenciacultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...