Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA NACIONAL E ESTADUAL RECUARAM EM ABRIL


O Indicador de Dinâmica Produtiva (IdP) apresentou recuo no mês de abril comparado com março, tanto para Brasil quanto para Minas Gerais. O IdP é um indicador conjuntural com periodicidade mensal, calculado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Carmo de Minas) juntamente com o Departamento de Pesquisa do Grupo UNIS e o GEESUL. No IFSULDEMINAS, a responsabilidade pelo IdP é do Grupo de Pesquisa e Estudos Socioeconômicos (GESEc).

O IdP analisa o comportamento geral dos setores econômicos tendo como fonte os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), a Pesquisa Mensal do Comércio Varejista Ampliado (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), todos divulgados pelo IBGE com dois meses de defasagem.

A nível Brasil, a dinâmica produtiva recuou -0,57%, demonstrando uma desaceleração maior do que as previsões do último relatório. Apenas a indústria teve leve alta de 0,08% após a forte expansão ocorrida em março. O setor agrícola apresentou queda de -0,10%. Já, comércio e serviços caíram em conjunto -0,87%, com o comércio varejista ampliado recuando -1,93% e o setor de serviços crescendo 0,19%. Mesmo com esse resultado, ao comparar a dinâmica produtiva de abril de 2025 com o mesmo mês de 2024, é possível verificar alta de 1,2% na série sem o ajuste sazonal. De acordo com o professor Pedro Portugal, coordenador da pesquisa, “esta foi a primeira queda do IdP nacional em 2025, após três meses de elevação. Reforça-se assim a percepção de que o Banco Central pode frear as altas da taxa básica de juros, visto que a inflação começa a mostrar uma desaceleração e a economia não apresenta crescimento muito forte a ponto de impactar o nível geral de preços”.

Outro indicador importante, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é considerado uma prévia do PIB nacional, apresentou leve alta de 0,2% em abril, também indicando uma desaceleração em comparação com março. Nota-se uma certa discrepância nos resultados do IdP e do IBC-Br em abril, porém ambos demonstraram a economia mais arrefecida.

Semelhante ao caso nacional, Minas Gerais também teve queda na dinâmica produtiva (-0,39%). O setor agrícola apresentou leve alta de 0,07%. Após a elevação no mês anterior, a indústria recuou -0,32%. O setor de comércio e serviços em conjunto caiu -0,48%. Ao decompor este resultado, nota-se que os serviços avançaram 0,60% e o comércio varejista ampliado declinou -1,62%. Ainda segundo o professor Pedro, “a economia mineira tem apresentado volatilidades na sua dinâmica produtiva neste ano de 2025, alternando alguns meses com aceleração e outros com desaceleração. O ponto positivo fica com a expansão dos serviços, que ajudou a limitar a queda no indicador geral”.

Espera-se para o mês de maio o retorno da expansão na dinâmica produtiva para Brasil e Minas Gerais em um patamar não muito elevado, mas trazendo o indicador de volta para o campo positivo.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...