Pular para o conteúdo principal

POÇOS: PROPOSTA PARA SUBSTITUIR CHARRETES POR CARRUAGENS ELÉTRICAS É ENVIADA À CÂMARA


A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou no dia 24 de junho, à Câmara Municipal o Projeto de Lei que propõe a substituição dos tradicionais serviços de charretes de aluguel por um novo modelo de transporte turístico: as Carruagens Elétricas. A proposta, que aguarda votação dos vereadores, visa modernizar o serviço de passeios turísticos na cidade, promovendo mais conforto para os visitantes e assegurando o bem-estar dos animais.

Se aprovado, o projeto autoriza a concessão onerosa do novo Serviço Especial de Transporte de Turismo – Carruagem Elétrica, que será regulamentado por decreto e concedido por meio de licitação pública, conforme as leis federais vigentes.

O prefeito Paulo Ney destacou a importância do projeto e o seu caráter abrangente, já que contempla também o auxílio aos trabalhadores charretistas e o acolhimento dos animais. “Esse é um dos assuntos mais debatidos nos últimos tempos em Poços de Caldas. O projeto foi amplamente discutido e construído com responsabilidade, prevendo não apenas o fim da atividade das charretes, mas também o auxílio financeiro aos trabalhadores, sua requalificação para o mercado de trabalho e o cuidado com a causa animal, com acolhimento garantido aos animais em casos de abandono. Trata-se de uma proposta completa, já dialogada com a maioria dos vereadores, e que representa um importante avanço para a cidade. Esperamos, com isso, colocar um ponto final na utilização de veículos de tração animal no turismo local”, afirmou.

Transição responsável e assistência aos charretistas
A proposta prevê a extinção dos serviços de charretes com tração animal no prazo de 90 dias após a eventual publicação da lei. Com o processo, os charretistas terão acesso a uma série de medidas de apoio, coordenadas pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Assistência Social e Saúde.

Entre os direitos garantidos aos trabalhadores estão: Requalificação profissional e reintegração ao mercado de trabalho; Acesso a crédito com juros reduzidos; Consultoria para participação no novo modelo de concessão; Auxílio financeiro de R$ 15.180,00, pago em três parcelas mensais, mediante critérios legais; Encaminhamento a programas sociais e acolhimento familiar e Destinação responsável dos animais, priorizando adoção ou doação a entidades cadastradasA Prefeitura também prevê a criação de uma comissão intersetorial para acompanhar todas as ações voltadas à transição e garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores.

Com o envio do projeto ao Legislativo, a Administração Municipal reforça seu compromisso com o bem-estar animal, a modernização do turismo e o respeito aos profissionais do setor.

Viabilização tecnológica e parceria entre instituições
Conforme divulgado, a viabilização da Carruagem Elétrica foi possível por meio do Poços + Inteligente, um projeto de pesquisa e desenvolvimento promovido pela DME, Prefeitura Municipal, PUC Minas Poços de Caldas e IFSULDEMINAS.

DME, PUC e IFSULDEMINAS se organizaram para a construção do modelo de carruagem elétrica por meio da elaboração de estudos técnicos, visitas a fabricantes de charretes tradicionais e fornecedores de kits de motorização e baterias, além da realização de licitações para aquisição dos equipamentos.

Trata-se de um projeto inovador que une mobilidade elétrica, geração fotovoltaica, turismo, sustentabilidade, proteção aos animais e valorização do contexto histórico da cidade — refletindo o compromisso de Poços de Caldas com soluções inteligentes e sustentáveis para o desenvolvimento urbano.

Comentários

Anônimo disse…
Graças a Deus

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...