Pular para o conteúdo principal

VIADUTO ILUMINADO DE RIBEIRÃO DAS NEVES REFORÇA MODERNIZAÇÃO URBANA, SEGURANÇA E CIDADANIA


Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vive um novo momento em sua paisagem urbana e em sua política de valorização dos espaços públicos. O Viaduto Theóphilo Alves da Silva, o primeiro da história da cidade, agora está iluminado com tecnologia de ponta e ganhou novas cores — literalmente. A estrutura passou a contar com um moderno sistema de iluminação especial com LEDs multicoloridos, que além de garantir mais segurança, passa a ser um instrumento de comunicação e engajamento social com a população.

A iluminação especial do viaduto foi entregue no dia 27 de maio e vem se destacando pela visibilidade e beleza que confere ao local, por onde circulam diariamente mais de 23 mil veículos. A nova iluminação tem capacidade de alternar cores para campanhas de conscientização, homenagens e momentos marcantes para o município, fortalecendo também a identidade da cidade.

“Ribeirão das Neves está mais moderna, mais iluminada e cada vez mais viva. A iluminação do viaduto é parte desse novo momento da cidade, que alia infraestrutura com cuidado social e urbanístico”, afirma Jociane Almeida, gerente do Consórcio IPMinas, responsável pela operação do sistema de iluminação pública do município.

Cosip garante recursos exclusivos para iluminação
O projeto foi viabilizado por meio da Cosip – Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública, uma taxa prevista em lei e embutida na conta de energia elétrica de consumidores residenciais, comerciais e industriais. Regulamentada pela Constituição Federal, a Cosip tem arrecadação vinculada exclusivamente à manutenção, modernização e expansão da iluminação pública. Ou seja, os recursos não são retirados de áreas como saúde ou educação, o que garante responsabilidade orçamentária e eficiência na gestão.

Na prática, a Cosip permite que a cidade invista em mais segurança, qualidade de vida e valorização dos espaços públicos. A boa aplicação desses recursos é o que possibilita melhorias como a do Viaduto Theóphilo Alves da Silva — e contribui para o uso noturno seguro de ruas, praças e avenidas.

Terceirização e eficiência energética
Desde que o serviço de iluminação pública passou a ser PPP (Parceria Público Privado) em Ribeirão das Neves, com a atuação do Consórcio IP Minas, a cidade tem registrado ganhos significativos: redução no consumo de energia elétrica, melhoria na qualidade dos atendimentos, maior agilidade nas manutenções e redução dos custos com contas públicas.

Esses resultados são reflexo de uma gestão profissionalizada, que promove não só a substituição de lâmpadas antigas por luminárias LED — mais econômicas e duráveis —, como também a valorização estética e funcional dos espaços urbanos.

Um símbolo da cidade que queremos
O Viaduto Theóphilo Alves da Silva agora é mais do que uma importante ligação entre bairros: é um ponto de referência visual e um espaço de pertencimento. A iluminação transforma a estrutura em palco para mensagens educativas e homenagens, conectando a infraestrutura urbana com valores de cidadania e coletividade.

Em uma cidade em constante crescimento, ações como essa reafirmam o compromisso de Ribeirão das Neves com um futuro mais seguro, moderno e humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...