Pular para o conteúdo principal

MOSTRA DE CINEMA E GASTRONOMIA RURAL MINEIRA IRÁ MOVIMENTAR VARGINHA

Mostra de Cinema & Gastronomia Rural Mineira irá movimentar Varginha

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2025, Varginha será ponto de encontro para amantes da cozinha, da roça, da música e da sétima arte com a Mostra de Cinema & Gastronomia Rural Mineira, com uma programação cultural gratuita voltada à valorização da arte, inclusão e diversidade.

Realizada pela Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo, o evento terá uma programação variada com o objetivo de fomentar a rica diversidade cultural do estado de Minas Gerais. Com a influência dos povos fazendários, o evento irá reunir gastronomia, música, sétima arte e turismo no Ano Mineiro das Artes.

Um prato para chamar de nosso!
Com uma tradição gastronômica rica e celeiro de ingredientes incríveis, Varginha vai ganhar um novo símbolo de sabor. Uma receita única, criada para capturar a essência de um dos munícipios mais vibrantes de Minas Gerais. Um prato inédito para homenagear a sua cultura e o seu povo. “Um prato para chamar de nosso” é obra da chef Milsane Sebastião, nome da alta gastronomia e exímia conhecedora dos ingredientes e elementos típicos de Minas Gerais.

Para a gestora cultural Russilvânia Galo, “Varginha, como munícipio de grande desenvolvimento comercial e industrial do Estado, terá ainda mais relevância com esse prato criado para dar cara e voz às suas tradições e seu desenvolvimento”.

O evento é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com a produção da Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo, conta com os apoios da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Turismo e Comércio de Varginha-MG, Fundação Cultural de Varginha, Prefeitura Municipal de Varginha e Câmara Municipal de Varginha.

Também conta com os patrocínios do Sicoob Credivar e do Via Garden Varginha Hotel, assim como as parcerias da Emater-MG, Sebrae MAX, Rota Turística do Café Sul de Minas, Vida Viva, Senar – Centro de Excelência em Cafeicultura e Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha/Faemg-Senar.

Convites
O Ponto de Cultura Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo, representante do setor de Fomento no Conselho Estadual de Turismo, marcou presença no Seminário de Cultura e Direito do Tribunal de Contas de Minas Gerais e aproveitou o momento para estender o convite do evento a várias autoridades governamentais, como Durval Ângelo, Presidente do Tribunal de Contas de Minas de Gerais; Roberta Cristina Martins, Secretária Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura; Thiago Rocha Leandro, Diretor Técnico Administrativo do Ministério da Cultura dos Estados e Municípios; Maristela Rangel, Subsecretária de Cultura de Minas Gerais e João Batista Miguel, Coordenador do Programa TCE Cultural.

Serviço
Mostra de Cinema & Gastronomia Rural Mineira
Data:
27 e 28 de agosto de 2025
Local: Concha Acústica / Varginha-MG

Informações: www.cinemagastronomiarural.com.br - instagram.com/cinemaegastronomiarural/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...