Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DA UFSJ E UFMG RECEBE MOÇÃO PELO DESENVOLVIMENTO DE TESTE RÁPIDO PARA A DOENÇA DE CHAGAS


O projeto de pesquisa da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), "Desenvolvimento de um teste rápido para o Diagnóstico da Doença de Chagas", coordenado pelo professor do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC), Alexsandro Sobreira Galdino em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu uma moção congratulatória do Estado de Minas Gerais.

A audiência realizada no dia 26 de junho teve como finalidade debater a relevância do desenvolvimento do teste rápido nacional para a detecção da Doença de Chagas, realizado em colaboração pelas universidades Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A entrega dos diplomas referentes aos votos de congratulações aos pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do referido teste, foi feita pela deputada estadual de Minas Gerais e egressa da UFSJ, Lohanna França.

A cerimônia contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ, André de Oliveira Baldoni, do Secretário de Turismo da cidade de Oliveira (MG), Sandro Lara, do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais, Lucas de Faria Rosa Soares e da diretora de Inovação da FAPEMIG, Marina Brandão.

Para o pró-reitor, Baldoni: "este projeto é um caso de sucesso que articula: ciência de excelência, política pública, inovação e impacto social. E mais: abre caminho para o desenvolvimento de novos produtos e soluções, em outras áreas da saúde e da ciência, com base em um modelo colaborativo e orientado às necessidades reais da população."

De acordo com o professor Galdino, “a Doença de Chagas continua sendo uma doença negligenciada e muitas pessoas ainda padecem por falta de testagem. A maioria dos kits disponíveis são importantes e faltam iniciativas nacionais. O grupo de pesquisa desenvolveu um teste com elevada sensibilidade diagnóstica e agora pretende que esse teste chegue à população, principalmente, aquelas mais vulneráveis.”

Na UFSJ fazem parte dessa pesquisa as professoras do Programa de Pós Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBQBM) Mariana Campos da Paz, Ana Alice Maia Gonçalves e Juliana Martins Machado (PPGBIOTEC); e os alunos Carlos Ananias Aparecido Resende, Isadora Braga Gandra, Ana Clara Maia Gontijo e Mariana Ferraz Chaves Francisco.

Os colaboradores da UFMG são os professores Manoel Otávio da Costa Rocha, Eduardo Antônio Ferraz Coelho, Ana Thereza Chaves Lages, Rodolfo Cordeiro Giunchetti, Isabela Amorim Gonçalves Pereira e Grasiele de Sousa Vieira Tavares. O projeto teve o apoio da Fapemig, CNPq, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FINEP.

Confira como foi a sessão solene. Clique aqui para assistir à íntegra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...