Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR DA UFLA É HOMENAGEADO COM A MEDALHA MINISTRO ALYSSON PAOLINELLI


O professor Luís Roberto Batista, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi homenageado com a Medalha Ministro Alysson Paolinelli, concedida pelo Governo de Minas Gerais a personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços ao setor agropecuário. A solenidade de entrega foi realizada nesse domingo (29/6), no município de Bambuí, no Centro-Oeste mineiro — cidade natal do ex-ministro que dá nome à honraria.

Único representante da categoria “Pesquisadores e profissionais das diversas ciências que impactam resultados e ações positivas para a agropecuária” na edição de 2025, o professor Luís Roberto é docente do Departamento de Ciências dos Alimentos, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras - Esal/UFLA e pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade. Sua atuação tem contribuído para o avanço científico e tecnológico no campo agropecuário, com impactos relevantes na promoção do desenvolvimento sustentável.

A Medalha Ministro Alysson Paolinelli foi instituída por meio da Lei 24.582/2023 e regulamentada pelo Decreto nº 48.859/2023. A homenagem contempla dez categorias e é concedida anualmente, sempre no dia 29 de junho — data do falecimento de Alysson Paolinelli, em 2023. Os agraciados são escolhidos pelo Conselho Permanente da Medalha, com base em listas tríplices elaboradas para cada categoria. A cerimônia de entrega da medalha ocorre de forma itinerante, em cidades com importância estratégica para a agropecuária mineira ou com ligação direta à trajetória do ex-ministro. Neste ano, a escolha do município de Bambuí reforça a ligação histórica de Alysson Paolinelli com a região. Na cerimônia, a medalha foi entregue pelo secretário de agricultura do Estado, Thales Almeida Pereira Fernandes.


Durante a solenidade, o professor Luís Roberto Batista agradeceu pela honraria e destacou a relevância da Medalha Ministro Alysson Paolinelli como símbolo de valorização da ciência e do patrimônio agroalimentar mineiro. Em seu pronunciamento, ressaltou que a distinção representa não apenas um reconhecimento individual, mas também coletivo, envolvendo produtores, estudantes, pesquisadores e profissionais dedicados à valorização do Queijo Minas Artesanal. “Receber essa medalha é uma honra de inestimável valor, especialmente por trazer o nome de um dos mais notáveis defensores da agricultura brasileira e ex-professor da UFLA. É também o reconhecimento de um trabalho voltado à salvaguarda dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, recentemente declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO”, afirmou. O professor reiterou ainda seu compromisso com a pesquisa científica, a inovação e a preservação das tradições culturais mineiras.

Sobre o pesquisador
Com trajetória marcada pela dedicação à pesquisa e à formação de recursos humanos na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o professor Luís Roberto Batista é graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela UFLA, além de pós-doutorado no Institute of Food Safety (Wageningen University, Holanda). Tem atuação destacada em temas como micotoxinas, microbiologia de alimentos e segurança alimentar, liderando grupos de pesquisa e contribuindo com instituições nacionais e internacionais. Também se destaca por pesquisas voltadas à valorização e segurança do Queijo Minas Artesanal, integrando o Coletivo da Salvaguarda dos Modos de Fazer esse patrimônio cultural, em parceria com o Iphan-MG. Fundador e curador da Coleção de Cultura de Microrganismos da UFLA, participa ativamente de conselhos, comissões técnicas e sociedades científicas, refletindo o reconhecimento de sua expertise no Brasil e na América Latina.

Alysson Paolinelli: legado e vínculo com a UFLA
Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí (MG) e iniciou sua trajetória acadêmica em Lavras, onde cursou o ensino médio no Instituto Presbiteriano Gammon e se formou engenheiro agrônomo pela ESAL (atual UFLA) em 1959. Foi professor, diretor da ESAL (1966–1971) e recebeu da Universidade os títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Emérito. Como ministro da Agricultura (1974–1979), teve papel decisivo na modernização da agropecuária brasileira, com destaque para a criação da Embrapa e a expansão produtiva do Cerrado. Pelo impacto de sua atuação, foi agraciado com o World Food Prize (2006) e indicado ao Prêmio Nobel da Paz (2021).

*Da assessoria da UFLA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...