Pular para o conteúdo principal

SENAC EAD OFERECE MAIS DE 6 MIL VAGAS GRATUITAS EM CURSOS TÉCNICOS PARA MINAS GERAIS

Campanha educacional disponibiliza qualificação profissional em 11 áreas. Na Zona da Mata, são quase 1300 oportunidades

O Senac em Minas, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos na modalidade a distância (EAD). O prazo para participação no processo seletivo termina em 1º de agosto, às 17h, e as aulas começam em 15 de setembro de 2025.

O objetivo do Senac EAD é ampliar o acesso à educação profissional para cidadãos de todo o país, oferecendo capacitação mesmo a quem está distante dos polos educacionais.

Confira a distribuição das vagas gratuitas nas unidades polo na Zona da Mata e Campos das Vertentes:

  • Barbacena (285 vagas): Administração (30), Contabilidade (25), Desenvolvimento de Sistemas (25), Logística (25), Meio Ambiente (25), Qualidade (40), Recursos Humanos (25), Secretariado (25), Segurança do Trabalho (40), Transações Imobiliárias (25).
  • Conselheiro Lafaiete (225 vagas): Administração (30), Contabilidade (25) Desenvolvimento de Sistemas (30), Logística (15), Meio Ambiente (15), Qualidade (15), Recursos Humanos (25), Segurança do Trabalho (50), Transações Imobiliárias (20).
  • Juiz de Fora (455 vagas): Administração (90), Contabilidade (40), Desenvolvimento de Sistemas (90), Logística (40), Recursos Humanos (40), Segurança do Trabalho (75), Transações Imobiliárias (80).
  • Lavras (145 vagas): Contabilidade  (20); Logística (20), Meio Ambiente (20), Qualidade (20), Secretariado (20), Segurança do Trabalho (25), Transações Imobiliárias (20).
  • Manhuaçu (90 vagas): Administração (30), Desenvolvimento de Sistemas (5), Logística (10), Segurança do Trabalho (15) Transações Imobiliárias (30).
  • São João del-Rei (90 vagas): Administração (20), Contabilidade (10), Desenvolvimento de Sistemas (20), Logística (5), Recursos Humanos (10), Segurança do Trabalho (15), Transações Imobiliárias (10).

Requisitos para conquistar uma vaga gratuita no Senac EAD
As oportunidades são oferecidas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado a candidatos com renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais. Antes da inscrição, é fundamental verificar os pré-requisitos de cada curso — como escolaridade mínima exigida — disponíveis na descrição das formações.

A seleção dos candidatos será realizada conforme os seguintes critérios:

1)     Seleção por Estado;

2)     Seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas;

3)     Classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato;

4)     Comprovação de toda a documentação exigida para a matrícula.


Os cursos são realizados por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com recursos como videoaulas, simuladores, objetos interativos e atividades práticas, tudo mediado por tecnologias educacionais.

As interações, conteúdos e avaliações ocorrem integralmente no ambiente virtual, exceto nos cursos de Guia de Turismo e Óptica, que contam com vivências presenciais práticas, acompanhadas por tutores habilitados.

Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de Técnico – Nível Médio, reconhecido nacionalmente pelo MEC, ampliando suas chances de inserção e crescimento no mercado de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...