Na última quinta-feira, 11 de julho de 2025, Três Pontas vivenciou um momento histórico para o agronegócio e a segurança pública da região. Foi inaugurado, na sede da 15ª Delegacia de Polícia Civil do município, o primeiro Núcleo da Delegacia Rural de Minas Gerais, vinculado à Delegacia Regional de Varginha.
Mais cedo, no mesmo dia, o Poder Executivo de Três Pontas participou da inauguração oficial da sede da Delegacia Regional Rural de Varginha, que contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
A nova estrutura da Polícia Civil representa um avanço significativo no combate aos crimes patrimoniais no campo e beneficiará diretamente nove municípios: Três Pontas, Varginha, Elói Mendes, Carmo da Cachoeira, Santana da Vargem, Coqueiral, Boa Esperança, Ilicínea e Guapé. Com sede principal em Varginha e agora com núcleo operacional em Três Pontas, a Delegacia Especializada de Crimes Rurais passa a atuar com equipes exclusivas, foco total na zona rural e estratégias modernas de repressão.
O novo modelo de atuação incorpora o uso de tecnologia avançada, como drones, armamento de alto desempenho e sistemas de monitoramento, além de contar com a articulação ativa com sindicatos, cooperativas e produtores rurais, promovendo integração e respostas mais eficazes às demandas do campo.
A solenidade de inauguração do núcleo em Três Pontas contou com a presença de autoridades municipais, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, das forças de segurança, entidades, sindicatos, produtores rurais e comerciantes. Após os discursos, os presentes participaram do descerramento da placa oficial, marcando o início das atividades da unidade especializada no município.
Este é um passo importante na valorização do setor rural e no fortalecimento da segurança no interior mineiro.
Comentários