Pular para o conteúdo principal

COMPETIÇÃO NACIONAL DESAFIA ESTUDANTES A CRIAR TECNOLOGIAS PARA MELHORAR A VIDA DE IDOSOS

A 3° edição do Biochallenge Brasil aconteceu no Inatel e premiou equipes vencedoras com mentoria

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel realizou, no último sábado (23), a 3ª edição do Final do Biochallenge Brasil 2025, Competição Nacional de Engenharia Biomédica. O evento uniu tecnologia e saúde e desafiou estudantes de todo o país a propor soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população idosa. O evento foi realizado com apoio da AME e da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB).

A temática da edição foi “Tecnologia Assistiva: Longevidade”, e estimulou os participantes a solucionarem problemáticas do cotidiano de pessoas idosas por meio de soluções estratégicas e funcionais. Rita Elizabeth, Coordenadora do eHealth Inovation Center do Inatel, reforça a importância do tema nos dias atuais, com crescente aumento da população idosa:

“A discussão sobre tecnologia assistiva no Brasil, hoje, não é apenas desejável, é estratégica para a saúde pública, educação, produtividade econômica, inovação tecnológica, proteção de direitos e preparação do país para o rápido envelhecimento populacional.”

O evento contou com duas categorias: a primeira, presencial, com soluções que envolvem tanto Hardware quanto Software, e categoria online, que focou no desenvolvimento de aplicativos para solucionar os problemas apresentados. Ao total, foram de 240 inscritos na competição e 25 equipes participando das classificatórias.
Finalistas apresentam soluções em batalha de pitch


A decisão contou com oito equipes finalistas na categoria presencial e três na modalidade online. Os competidores, que foram os campeões das etapas regionais do Biochallenge, se enfrentaram em uma batalha de pitch para defender seus projetos e responder aos avaliadores. Os participantes da categoria online se apresentaram ocorrerá de forma 100% remota, enquanto a categoria presencial contou com algumas apresentações presenciais no Inatel.

O evento trouxe aplicações diversificadas para solucionar os problemas apresentados, como protótipos de assistentes inteligentes para uso adequado de medicamentos, sistemas contra quedas, aplicativos de auxílio e prevenção da incontinência urinária e muito mais.

O evento contribui na missão do Instituto de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional, além de oferecer aos participantes oportunidades de aprendizado e crescimento. Rita reforça: “o Biochallenge Brasil traz para os participantes mentorias e workshops para auxiliar no desenvolvimento da ideia e do projeto, com profissionais de diversas áreas, tanto de tecnologia, negócio e saúde. Além de instigar os alunos a pensarem em soluções para problemas reais.”

As equipes campeãs receberam uma mentoria sobre carreira, protagonismo e empreendedorismo e, além disso, os primeiros colocados de cada categorias ganharam um ingresso para o Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica de 2026, que ocorrerá em Fortaleza (CE).

Encerramento da Semana da Biomédica
O Biochallenge Brasil ocorreu logo após a Semana da Engenharia Biomédica (SEBI) do Inatel, evento anual que traz inovação, conhecimento prático e tecnologia para os alunos do curso. Realizada de 19 a 21 de agosto, a SEBI preencheu o campus com workshops, palestras, mini cursos e capacitações para os estudantes.

A edição deste ano contou com programação dedicada à convergência entre tecnologia e saúde em um formato interdisciplinar, em busca de capacitar profissionais entre essas áreas e potencializar aplicações em benefício da saúde. Além disso, o evento promoveu a Campanha Social de Doação de Medicamentos, em que os participantes poderão doar medicamentos fora do prazo de validade em troca de horas complementares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...