Pular para o conteúdo principal

EPAMIG LEVA CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS À DEL REI EXPO 2025

Pesquisas e inovações para o campo serão apresentadas na Cidade do Agro, espaço que integra a estrutura do evento

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) integra a programação da Del Rei Expo 2025, evento que será realizado do dia 14 a 17 de agosto, no Parque de Exposições de São João del-Rei, Minas Gerais.

A tradicional exposição agropecuária acontece anualmente e busca valorizar a cultura rural, reunindo feiras de artesanato, gastronomia, atrações musicais, estandes, entre outras atividades.

Espaço de conhecimento e tecnologias
Os participantes do evento também terão a oportunidade de assistir palestras, workshops e acompanhar visitas técnicas ministradas por pesquisadores da EPAMIG. As programações serão realizadas na Cidade do Agro, espaço que integra a estrutura da Del Rei Expo e tem como objetivo levar conhecimento e tecnologias relacionadas ao agronegócio para os produtores rurais.

Confira a programação da EPAMIG na Del Rei Expo:

14/08 (quinta-feira)

15h – Palestra “Integração lavoura, pecuária, floresta: integrar para produzir mais com sustentabilidade”, com a pesquisadora Marina Lima.

16h – Palestra “O sistema de produção de leite ideal”, com a pesquisadora Débora Gomide.

15/08 (sexta-feira)

9h às 12h – Workshop “PANC e flores comestíveis: alternativas de cultivo e geração de renda”, com os pesquisadores Vinícius Correia, Simone Reis e Izabel Santos.

9h às 12h – Visita técnica ao Campo Experimental Risoleta Neves, da EPAMIG, “Uvas para vinho e suco”, conduzida pelo pesquisador Paulo Norberto.

16h – Palestra “Recuperação de pastagens degradadas: soluções estratégicas para o produtor”, com a pesquisadora Marina Lima.

16/08 (sábado)

9h às 12h – Workshop “Cafés especiais: complexidade de aromas e sabores”, com o pesquisador Denis Nadaleti.

13h às 16h – Workshop “Possibilidades de grãos não convencionais na alimentação humana”, com os pesquisadores Vinícius Correia e Izabel Santos.

Além das atividades programadas, os pesquisadores irão compor o plantão técnico para tirar dúvidas, apresentar resultados de pesquisas e tecnologias e difundir informações agropecuárias ao público.

“A participação da EPAMIG reforça o compromisso de levar conhecimento e inovação para o campo. Será uma oportunidade fundamental de estreitarmos o diálogo com o produtor rural, técnicos e a sociedade como um todo, mostrando a importância das pesquisas principalmente na vida de quem produz”, ressaltou Vinícius Correia, um dos pesquisadores responsáveis por difundir o tema “PANC” durante o evento.

Outras atividades de difusão também estão previstas, como a participação do Ciência Móvel da EPAMIG, micro-ônibus adaptado com um mini laboratório itinerante.

O evento é realizado pela Prefeitura de São João del-Rei, SindRural e Secretaria Agropecuária de São João del-Rei. A programação completa e mais informações podem ser acessadas por meio do link: https://www.instagram.com/sjdr.prefeitura/.

Para participar da programação técnica, os interessados devem se inscrever, de forma gratuita, por meio do aplicativo “Minha São João”.

Del Rei Expo 2025

14 a 17 de agosto

Parque de Exposições – Av. Brasil – Fábricas, São João del Rei – MG

https://www.saojoaodelrei.mg.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...