A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil e Social, realizou nesta terça-feira (2) uma visita técnica à cidade de São Paulo para conhecer de perto o funcionamento do Smart Sampa, o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina.
A ação faz parte dos estudos da Superintendência para viabilizar a implantação desse modelo em Pouso Alegre, para reforçar ainda mais o Centro Integrado de Defesa Social (CIDS), que já tem gerado grandes resultados para a segurança pública do município.
O Smart Sampa utiliza tecnologias de Inteligência Artificial e reconhecimento facial, permitindo a identificação em tempo real de foragidos da justiça, suspeitos em situação de flagrante, veículos furtados ou roubados e até a localização de pessoas desaparecidas. Todo alerta de ocorrência registrado pelas câmeras inteligentes ou agentes do sistema é imediatamente direcionado para a viatura mais próxima da Guarda Civil, garantindo rapidez e eficiência na resposta.
“O Smart Sampa já demonstrou resultados expressivos na capital paulista, auxiliando na captura de foragidos, prisões em flagrante e localização de pessoas desaparecidas. Estamos avaliando como essa tecnologia pode ser integrada ao nosso Centro Integrado de Defesa Social para potencializar o trabalho da Guarda Civil Municipal que está sendo criada e demais forças de segurança em Pouso Alegre”, destacou o superintendente de Defesa Civil e Social de Pouso Alegre, Anderson Silveira.
Com algoritmos avançados, o sistema é capaz de gerar alertas inteligentes que identificam atos de intrusão, vandalismo, furtos, tráfico de entorpecentes, posse irregular de arma de fogo, além de fiscalizar o descarte irregular de lixo e invasões em equipamentos públicos.
Comentários