Pular para o conteúdo principal

MÉDICOS PODEM CRUZAR OS BRAÇOS EM DIVINÓPOLIS

Na última segunda-feira, dia 17, o Conselho Regional de Medicina, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais e a Associação Médica de Divinópolis, realizaram uma entrevista coletiva com imprensa para explicar a situação em que se encontra a saúde pública municipal.
Participaram da reunião a Dra. Heloisa Cerri e Dr. Alberto Gigante, delegados do SINMED-MG, Dr. Lauro da Costa Vaz, delegado do CRM, e o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Vladimir Azevedo (PSDB). Segundo os delegados já foi tentado um contato, para que em parceria com a prefeitura, a situação da saúde pública municipal fosse regularizada.

Durante a entrevista, os delegados frisaram que o problema do atendimento do centro-oeste é a grande quantidade de atendimentos que está além das capacidades do município. Atendimentos que poderiam e deveriam ser feitos nas cidades vizinhas, são direcionadas para Divinópolis. Há um plano do Estado, chamado de Central de Regulação de Leitos, que deveria coordenar esses atendimentos para que não ocorra “estrangulações” no atendimento à saúde, como atualmente acontece em Divinópolis.

Quando questionado sobre a eficácia do plano estadual, o Dr. Alberto Gigante pronunciou que “a região centro-oeste tem, mais ou menos, 1460 leitos conveniados pelo SUS. Desses, em torno de 950 realmente existem, com rotatividade constante de doente. Os 510 restantes, são os leitos ditos ‘fantasmas’, em que o leito fica ocupado, desnecessariamente, por um tempo indeterminado que geralmente ocorre em cidades da região, como Formiga, Pitangui, Carmo da Mata, Santo Antônio do Monte, Pimenta e outras cidades.

A capacidade de solução para esses leitos não resolve a situação e os pacientes que se encontram neles têm certa insegurança, já que não sabem quando serão atendidos ou quando ganharão alta. Por fim, acabam direcionando esses casos para Divinópolis, que possui 250 leitos, desses 950, o que acaba por superlotar o nosso sistema público de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...