Pular para o conteúdo principal

VIOLEIRO DE TRÊS CORAÇÕES LANÇA CD EM BH

O violeiro e compositor Pinho, editor da revista Viola Caipira, está lançando seu primeiro disco “Sina de Violeiro”. Pinho é o nome artístico de Pedro Lemos Fonseca Moreira Barbosa, 46 anos, mineiro de Três Corações. Filho do Dr. Pedro Moreira Barbosa e da escritora tricordiana Marcia Lemos Fonseca é neto do ex politico tricordiano Nelson Rezende Fonseca. Violeiro, músico e compositor em vários estilos musicais, ele iniciou sua carreira musical há 25 anos tocando e cantando em shows em festivais de Minas Gerais e São Paulo, com participações em bandas de Campinas (SP), onde morou por onze anos.
Há 5 anos despertou para a viola caipira, depois de atuar em vários gêneros, como MPB, Rock e Blues. O disco “Sina de Violeiro” surgiu desta profunda admiração pela viola e a convivência com violeiros de Três Corações. Pinho vem aprimorando sua forma de tocar através do aprendizado com violeiros como João Viola, Vicente Machado, Chico Lobo, Braz da Viola e o virtuoso Fernando Sodré, de quem foi aluno.

Além de músico, Pinho é publicitário, técnico em comunicação visual e responsável pela publicação da revista Viola Caipira.
“Sina de Violeiro”, com 12 faixas começa com o poema “Semente Caipira”, declamado pelo poeta caipira Euro Parrique. Nas outras 11 faixas, o musico explora suas habilidades com o lado compositor e instrumentista de viola caipira, com muitos solos e ponteados. Na faixa “Brincando com o Bambico”, Pinho faz uma dupla homenagem: ao seu avô Nelson, a quem ouvia tocar e cantar sambinhas caipiras na infância, e o próprio Bambico, mestre violeiro morto aos 38 anos, companheiro de Tião Carreiro, João Mulato, entre outros.

As participações especiais dão um tempero especial ao trabalho do violeiro, que convidou os cantores Cláudio Lacerda (São Paulo/SP), Victor Batista (Belo Horizonte) e Lu Sant’Anna ( Três Corações), para acompanhá-lo. O violeiro Tarcísio da Viola aparece em duas faixas: “Brincando com o Bambico” e “Pragabi”; o multiinstrumentista Cristiano Lemos ( Três Corações) está em “Caboclinha” ( Violões e viola caipira), “Brincando com Bambico” (cavaquinho e violão), e “Sina de Violeiro”, onde faz arranjo de piano.
Entre as outras participações estão: o sanfoneiro Tiago Peão (“Estrela Guia”); o percursionista Carlinhos Ferreira; o baixista Cristiano Valério; e o violeiro Fernando Sodré, fazendo solos com sua “violinha”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...