Pular para o conteúdo principal

CRESCE O NÚMERO DE PROCESSOS APRECIADOS PELO TCE

Só no primeiro semestre deste ano, as duas Câmaras de Julgamento existentes no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE), apreciaram 7.483 processos, num crescimento de 148% em relação ao primeiro semestre de 2007. Naquele ano, as antigas quatro Câmaras de Julgamento apreciaram 3.017 processos. Para o conselheiro-corregedor Antônio Carlos Andrada, "os números revelam um crescimento extraordinário".


Segundo ele, foram as alterações introduzidas recentemente, "principalmente o fim da tematização das Câmaras de Julgamento, a atuação dos auditores nelas, e a simplificação de outros expedientes que possibilitou o salto significativo na produtividade do Tribunal". Andrada demonstra grande entusiasmo quando comenta os estudos e iniciativas tomadas pela Corregedoria para "colaborar no aperfeiçoamento e modernização da estrutura processual do Tribunal".


Pontuando cada um dos passos tomados, explicou: "No início de 2007 sugeri ao Conselheiro-Presidente Elmo Braz que fosse proposta à Assembléia Legislativa a alteração da Constituição do Estado, modificando a estrutura de quatro Câmaras temáticas de Julgamento. Essa sistemática antiga engessava o andamento dos processos, burocratizava excessivamente o rito processual e era um verdadeiro gargalo que dificultava o bom desempenho da Instituição".


Segundo o conselheiro, a proposta foi acolhida pela presidência da Casa e a proposta foi encaminhada ao Poder Legislativo. Ele revelou que "a proposta foi bem compreendida pelos parlamentares que aprovaram a Emenda Constitucional 34/2007 por unanimidade, possibilitando o início de um verdadeiro ‘choque de gestão processual’ no Tribunal".

Como desdobramento da nova Lei Orgânica, "o Tribunal de Contas está atualmente em pleno processo de votação para a aprovação final da Resolução contendo o novo Regimento Interno. Será a última fase da montagem da nova estrutura que dotará a Instituição de instrumentos eficazes para aumentar a celeridade processual e simplificar os seus ritos", informou. "O próximo passo deverá ser concluído em 2009, com a reforma organizacional do Tribunal, para reorganizar as estruturas administrativas da Casa para que elas possam dar suporte eficiente às mudanças já empreendidas", previu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...