Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: ENTREVISTA COM SYLVIO MENICUCCI NETO

Primeiramente gostaria que você falasse um pouco sobre suas origens, sua formação acadêmica e as atividades que exerce atualmente.

Nasci em Lavras em 15 de setembro de 1979. Sou filho do advogado e ex. fiscal de tributos do Estado, Salvador Franklin de Miranda, lavrense, filho de Lúcia de Abreu, que foi servente no colégio Firmino Costa e com muita dedicação, apesar das dificuldades, conseguiu criar seus quatro filhos. Minha mãe é a professora e ex. funcionária do Ministério Público Estadual, Marilena Menicucci, filha do saudoso Dr. Sylvio Menicucci, do qual herdei o nome e a vocação política. Tenho dois irmãos, a advogada e funcionária concursada do Tribunal de Contas do Estado, Dra. Luciana Menicucci e excelentíssimo Procurador da República, Dr. Thiago Menicucci. Sou graduado em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e pós-graduado em Marketing Político pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e estudante de Direito na Fumec. Atuo como consultor do Instituto Nexus e diretor de Marketing Político da agência GP Publicidade. Fui presidente e um dos fundadores do Partido Verde Jovem no nosso Estado.

Você descende de uma família tradicional na política de Lavras. Para você, qual a contribuição que as famílias políticas podem dar a sociedade no século XXI?

A experiência administrativa e política são repassadas de geração para geração nas famílias tradicionais da política brasileira. Os herdeiros já entram para a vida pública conhecendo as mazelas da maquina burocrática do Estado e buscam a execução de uma Administração Pública voltada para um principio elencado na nossa Carta Manga de 1988, o principio da Eficiência. Ninguém para no tempo e nem mesmo as famílias tradicionais. As novas gerações se aperfeiçoam, por meio de muito estudo e uma visão mais empreendedora. Dou o exemplo de novos políticos que vieram de berços tradicionais da política brasileira, o nosso governador Aécio Neves, que implantou o “choque de gestão” e o governador de Pernambuco Eduardo Campos que está revolucionado positivamente esse Estado. Portanto, a contribuição que os políticos oriundos de famílias tradicionais podem dar a sociedade brasileira é a união da experiência acumulada de seus antecessores e a nova visão da busca da eficiência na Administração Pública.

Em recente entrevista à Veja, o vice-presidente da República José Alencar disse que Aécio possui todos os títulos para ser presidente. Você acha que o governador Aécio Neves é a melhor proposta para o Brasil hoje?

Eu não tenho dúvida que o nome para mudar o destino deste País se chama Aécio Neves. Ele tem todas as condições para ser o nosso maior líder e implantar um governo austero que propicie crescimento econômico sustentável para a nossa população. Admiro muito o presidente Lula, pois em seu governo, a população mais carente tem acesso a coisas impensáveis no passado. Contudo, esse governo está perdendo a oportunidade de fazer as reformas que o País tanto precisa. O presidente Lula tem uma aprovação extraordinária do povo brasileiro e ainda conta com uma base de sustentação ampla no Congresso Nacional. Cabe ao maior mandatário do País ser o propositor das reformas que propiciarão condições no futuro para o País ser uma grande potência. È inaceitável não termos as reformas política e tributária na pauta do Congresso Nacional. Em minha opinião, o governador Aécio com sua admirável habilidade política será o mentor da construção de um novo País, que deixará de lado o conservadorismo e apadrinhamento de companheiros, para o aperfeiçoamento da máquina publica brasileira.


Minas e o Brasil carecem de novas figuras políticas?
A renovação na política é necessária e essencial para o desenvolvimento pleno do Estado Democrático de Direito em que vivemos. O surgimento de novas lideranças vem ocorrendo de forma natural e concreta no nosso País. O cidadão deve ficar atento a essa renovação. Ver o passado, a história e a conduta tanto dos políticos antigos quanto dos que estão chegando. A renovação deve se feita com qualidade. Temos hoje em Minas nomes altamente gabaritados para assumirem o Governo de Minas. Posso citar o professor Anastásia, os ministros Patrus e Hélio Costa, além do prefeito Fernando Pimentel. E no caso do Governo Federal não vejo nome melhor do que o do governador Aécio Neves, apesar de especularem sobre as possíveis candidaturas do governador José Serra e da Ministra Dilma.


Você será candidato em Lavras nas eleições de 2012? Tem interesse em disputar a Prefeitura de Lavras?

Todos que enxergam na política uma vocação e uma missão não devem ser omissos. Se for da vontade de Deus, do povo de Lavras e pela imposição do destino, certamente enfrentarei esse desafio com muita disposição e seriedade. Minha família tem uma história aprovada pela maioria da população lavrense. Ninguém possui três gerações eleitas democraticamente por serem apenas bonzinhos. O povo lavrense acredita na competência dos nossos quadros para conduzir o destino da nossa cidade. Contudo, uma candidatura não é imposta e sim construída. Até o ano de 2012, muita coisa pode acontecer. È prematuro falar nesse momento em uma possível candidatura.


Qual seria sua proposta sua proposta para a cidade?

Para atender à crescente demanda da população lavrense por serviços de qualidade, realizados com os recursos disponíveis e de forma transparente, tornou-se essencial para a administração pública modernizar a sua gestão, buscando novos modelos. Afinal, já não basta ter bom planejamento, estabelecer objetivos, metas e estratégias, se não há ferramentas para monitorar, avaliar, corrigir e redirecionar os seus processos em busca da eficiência. A minha proposta para Lavras é modernizar toda estrutura da máquina pública municipal, cortando gastos desnecessários, capacitando os funcionários públicos e investindo no mais importante que é desenvolvimento sustentável do município. Com essas medidas vamos ter condições necessárias para aplicar os recursos públicos nos setores essenciais, tais como a saúde, educação, transporte, segurança pública e principalmente na geração de empregos, fator decisivo para o crescimento e desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Cabe ao prefeito ser o mentor desse processo técnico e que resultará em bons frutos para o município. A Administração Pública não pode ser vista como cabide de empregos e favores pessoais, mas sim numa administração gerencial que saiba gastar os altos impostos que a população paga com tanto sacrifício.

Deixe uma mensagem para todos os lavrenses?
Enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido! Os grandes feitos da humanidade, assim como as grandes empresas e também as grandes conquistas, todas elas, com certeza foram sonhados antes por seus executores. Sonhe sempre! Sonhe com uma vida melhor para você, um mundo mais digno e justo e uma Lavras cada vez mais vencedora. Se depender nosso empenho e vontade, o sonho de ver a nossa Lavas despontando com uma das principais cidades deste País será realizado brevemente.

Comentários

Paulo Cesar disse…
A matéria esta bem articulada,apenas um detalhe quando fala da geração,ele esta rompido com a prefeita,até apoiou outro candidato a prefeito nas ultimas eleiçoes,acho muito prematuro,ja tive oportunidade de conversar com ele quando o mesmo trabalhou na impresa da Prefeitura,não acredito que tenha cacife
Anônimo disse…
É um novato, sem experiência. Não é uma boa opção pra Lavras ainda. Se gostasse tanto de Lavras trabalharia aqui na cidade.
James Boing disse…
Não emplaca, o nome do pai ainda pesa negativamente. Quando esteve por aqui angariou muita antipatia. Esta rompido com a prefeita e apoiou um outro canditado derrotado.
Poliana disse…
Sensacional a entrevista. Pena que ele não será candidato, apesar de estar morando novamente em Lavras e ter trazido suas empresas para a cidade, além de ser lindo né!

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...