Pular para o conteúdo principal

PREFEITO ELEITO DE SÃO JOÃO DEL REI VAI RESPONDER A MAIS DE 12 PROCESSOS

O prefeito eleito, Nivaldo José de Andrade, vai ter que enfrentar um novo desafio na Justiça, antes de assumir a Prefeitura de São João del Rei, no ano que vem. Ele terá que convencer o Judiciário que foi legal o processo de transferência para terceiros de 12 imóveis que pertenciam a ele entre os anos de 2004 e 2007. Na semana passada, a Justiça local acatou 12 ações impetradas pelo Ministério Público contra Andrade.


A ação foi apresentada pelo promotor Rodrigo Ferreira de Barros (foto), da 3a Promotoria de Justiça, responsável pela defesa do patrimônio público. O promotor questiona a transferência de imóveis que pertenciam a Andrade e que se localizavam em loteamentos da cidade de Tiradentes, como o Parque das Abelhas, e o bairro Cuiabá. Em São João del Rei os imóveis estão localizados nos Bairros Jardim Central, Matosinhos e Centro.

Segundo Barros, o prefeito eleito transferiu os imóveis sem apresentar a certidão de feitos cíveis ajuizada nas Justiças Federal e Estadual, o que seria ilegal."Na época que Andrade comercializou esses imóveis, ele já respondia a várias ações cíveis públicas para ressarcimento ao erário. Também respondia a ações de improbidade administrativa e de execução por quantia certa. Não poderia, portanto, negociar nenhum desses 12 bens", disse Barros.

Nas ações, o promotor solicitou liminar de antecipação de tutela o que, na prática, proiberia os atuais proprietários de negociar os imóveis em questão. Porém, ainda conforme Barros, embora tenha acatado a ação, os juízes Auro Aparecido Maia de Andrade e Carlos Pavanelli Batista, que analisam os processos, negaram a liminar. A negativa, no entanto, não desanimou o promotor que pretende entrar com recurso, em Belo Horizonte, para conseguir impedir que os atuais donos possam comercializar os imóveis questionados judicialmente.


Apesar de ainda não ter sido notificado sobre as ações, Andrade confirma ter vendido seus imóveis quando já estava sendo processado. Mas nega que essa comercialização tenha ocorrido de forma irregular. "Eu vendi porque estava tudo liberado. Eu compro e vendo imóveis. Faço negócios. Eu já tinha os processos tramitando, mas a Justiça não tinha bloqueado os meus bens o que me autorizava a vender. Eu só não posso comercializar os imóveis quando eles estiverem bloqueados. Eu agi dentro da lei", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...