Pular para o conteúdo principal

CHIARINI É VENDIDA PARA EMPRESA CEARENSE

Érika Pantaleão, do Jornal A Tribuna


Pouso Alegre perdeu a única empresa de porte 100% pouso-alegrense. Com mais de 50 anos de história, o Pastifício Chiarini, fundado por Orlando Chiarini em 1953, e que vinha sendo dirigido pelos irmãos Maurílio, Ângelo, Mauricio e o ex-prefeito Enéas Chiarini, foi vendida à cearense J. Macedo, um dos maiores grupos alimentícios do país.Com a operação, a J. Macedo, dona das marcas Dona Benta, Sol e Petybon, irá saltar do 7º para o 3º lugar na classificação no mercado mineiro de massas, perdendo apenas para os fabricantes mineiros Vilma, de Belo Horizonte e Santa Amália, de Machado.O valor da transação não foi divulgado, mas segundo comentários, os proprietários da Orlando Chiarini Indústria e Comércio, embolsaram cerca de 40 milhões de reais. Com um parque industrial consolidado em Pouso Alegre e filial comercial em Belo Horizonte, a Chiarini era a terceira maior empresa do ramo e atrapalhava a entrada da J. Macedo no mercado mineiro, que na verdade segundo seus diretores, tinha uma presença pouco expressiva em Minas Gerais.


A J. Macedo através de nota informou que irá ampliar sua capacidade instalada no segmento de massas e ingressar no mercado até então não operado pela companhia.De janeiro a setembro de 2008, a receita líquida da J. Macêdo foi de R$ 960,6 milhões, um salto de quase 30% sobre os R$ 741,6 milhões do mesmo período de 2007. Com sede em Fortaleza, é dona de 11 unidades industriais, incluindo três moinhos de trigo, cinco fábricas de massas, duas fábricas de misturas para bolos e sobremesas e uma de biscoitos.A J. Macêdo é a segunda maior fabricante de massas do país, atrás da pernambucana M. Dias Branco. Minas Gerais é o segundo maior mercado alimentício do país, só perdendo para o paulista. Em massas alimentícias, a produção mineira é da ordem de 35,5 mil toneladas ao mês. A marca ´Chiarini´ permanecerá no mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...