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CONTAGEM TEM FISCALIZAÇÃO MAIS EFICIENTE DO QUE A DE BH


Enquanto a promessa de novos radares não sai do papel, a fiscalização pelo equipamento na capital é pouco eficiente diante do grande número de corredores de fluxo rápido de veículos. Na comparação com Contagem, município vizinho na região metropolitana, por exemplo, Belo Horizonte perde no quesito controle de velocidade. A avaliação é do doutor em planejamento de transportes Paulo Resende, que critica o número de radares na capital. Atualmente, Belo Horizonte tem 37 equipamentos do tipo "fixo" ou também conhecidos como pardais. Se levada em consideração a frota da cidade (1,1 milhão de automóveis), cada radar monitora 29.700 carros. Em contrapartida, a média de Contagem, com uma frota de 140 mil veículos, é de um radar para fiscalizar 7.700 automóveis.



Já contabilizando os dois novos aparelhos que passam a operar na próxima segunda-feira. A Prefeitura de Contagem anunciou ontem a instalação dos radares, o que eleva para 18 o número dos pardais no município. Os equipamentos já foram instalados na avenida Helena Vasconcelos, em frente a Pepsi, e no semáforo da avenida Severino Balesteros, altura do cruzamento com a avenida Bueno de Prado, próximo às Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa). No último local também será registrar avanço de sinal. Conforme Resende, não há um número ideal estimado de radares em função da frota de uma cidade. No entanto, ao equiparar dois municípios a análise passa a fazer sentido.



"Contagem é uma cidade que controla o excesso de velocidade por meio de radares com mais eficiência do que a capital, que tem bem mais corredores de trânsito rápido", explicou o especialista. Atualmente, 16 vias rápidas são identificadas pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Outros locais estão em estudo pela empresa. O engenheiro consultor de transporte e trânsito, Osias Baptista também é enfático nas críticas. "Tem pouco radar em Belo Horizonte. Existem vários pontos perigosos na cidade que não têm radar e nem mesmo outro tipo de controle de velocidade", afirmou. A BHTrans informou ontem que já há uma licitação em andamento para contratar novos radares. O processo se arrasta desde 2006 e a previsão é os aparelhos sejam instalados até o final deste ano.

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