Pular para o conteúdo principal

CONTAGEM TEM FISCALIZAÇÃO MAIS EFICIENTE DO QUE A DE BH


Enquanto a promessa de novos radares não sai do papel, a fiscalização pelo equipamento na capital é pouco eficiente diante do grande número de corredores de fluxo rápido de veículos. Na comparação com Contagem, município vizinho na região metropolitana, por exemplo, Belo Horizonte perde no quesito controle de velocidade. A avaliação é do doutor em planejamento de transportes Paulo Resende, que critica o número de radares na capital. Atualmente, Belo Horizonte tem 37 equipamentos do tipo "fixo" ou também conhecidos como pardais. Se levada em consideração a frota da cidade (1,1 milhão de automóveis), cada radar monitora 29.700 carros. Em contrapartida, a média de Contagem, com uma frota de 140 mil veículos, é de um radar para fiscalizar 7.700 automóveis.



Já contabilizando os dois novos aparelhos que passam a operar na próxima segunda-feira. A Prefeitura de Contagem anunciou ontem a instalação dos radares, o que eleva para 18 o número dos pardais no município. Os equipamentos já foram instalados na avenida Helena Vasconcelos, em frente a Pepsi, e no semáforo da avenida Severino Balesteros, altura do cruzamento com a avenida Bueno de Prado, próximo às Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa). No último local também será registrar avanço de sinal. Conforme Resende, não há um número ideal estimado de radares em função da frota de uma cidade. No entanto, ao equiparar dois municípios a análise passa a fazer sentido.



"Contagem é uma cidade que controla o excesso de velocidade por meio de radares com mais eficiência do que a capital, que tem bem mais corredores de trânsito rápido", explicou o especialista. Atualmente, 16 vias rápidas são identificadas pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Outros locais estão em estudo pela empresa. O engenheiro consultor de transporte e trânsito, Osias Baptista também é enfático nas críticas. "Tem pouco radar em Belo Horizonte. Existem vários pontos perigosos na cidade que não têm radar e nem mesmo outro tipo de controle de velocidade", afirmou. A BHTrans informou ontem que já há uma licitação em andamento para contratar novos radares. O processo se arrasta desde 2006 e a previsão é os aparelhos sejam instalados até o final deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...