O Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa 2014 esteve nesta Segunda em BH, Minas Gerais, para a vistoria técnica dos estádios Mineirão e Mineirinho. A cidade pretende ser uma das 12 escolhidas para ser sede da Copa, que já está confirmada para o Brasil. O comitê foi recebido pelo governador em exercício do Estado, Antônio Anastasia, e pelo prefeito da capital, Márcio Lacerda (PSB).
O diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, o co-chairman da empresa Match, Dick Wiles e o gerente da Fifa responsável pelo projeto Copa do Mundo Brasil 2014, Fulvio Danilas, sobrevoaram de helicóptero a capital mineira para verificar a infra-estrutura de transporte coletivo e vias de acesso aos estádios, aeroportos, hotéis e centros de convenções.
No aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins, o comitê assistiu a uma apresentação feita pela Infraero em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes e da Juventude. No sobrevôo foram apresentados os Centros de Treinamento de Atlético e Cruzeiro, bem como as avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado e Linha Verde - principais vias de acesso para os estádios. A rede de hotéis e o sistema de saúde também foram observados. No Mineirão, foram apresentadas as propostas de reforma dos dois estádios que pretendem receber uma das partidas da Copa.
Belo Horizonte foi a sexta cidade brasileira a receber a visita. Da capital, os integrantes da Fifa seguem, ainda nesta segunda, para Brasília, e continuam as vistorias em outras capitais até o próximo sábado. O anúncio da maior entidade do futebol das 12 cidades escolhidas será feito em março. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa 2014, Ricardo Teixeira, disse que ainda não é possível definir quais vão ser as cidades que receberão jogos de abertura e fechamento da Copa. Entretanto, ele garantiu que "vai ganhar a que tiver maior capacidade e infra-estrutur
Sobre os investimentos que serão necessários para atender às exigências da Fifa, Teixeira afirmou que o Governo Federal vai apoiar as cidades e estados escolhidos. "O presidente Lula pretende convocar os 12 governadores e 12 prefeitos das cidades envolvidas e, juntamente com eles, preparam um PAC para atender toda a parte de infra-estrutura que será necessária para atender a Copa do Mundo", disse.
Comentários