Pular para o conteúdo principal

NOVOS PREFEITOS DE TRÊS CIDADES MINEIRAS FORAM ESCOLHIDOS NESTE DOMINGO

Em Francisco Sá (115ª Zona Eleitoral - Norte de Minas), quem vai administrar o município é José Mário Pena (prefeito/PV) e Maria Ildeny Alves Figueiredo (vice/PTB), da coligação "Juntos pelo Brejo Venceremos de Novo" (PDT/PMDB/PSB/PTB/PV), que teve 7.300 votos (52,80% dos válidos). Denilson Rodrigues Silveira (PC do B) e Baltazar Soares Azevedo(vice/PT), da Coligação


"A Renovação Necessária" (PC do B/PT/PTC/PSC/PP/DEM/PSL) tiveram 6.525 votos (47,20%). Compareceram à votação 14.927 eleitores, 88,72% dos 16.825 aptos. O encerramento da totalização ocorreu às 19:33h; foram registrados 228 votos em branco(1,53%) e 874 votos nulos (5,86%).

Em Fronteira dos Vales (Vale do Mucuri - pertencente à 4ª Zona Eleitoral de Águas Formosas), ganhou a eleição com 1.731 votos (51,66%), o candidato Rozinê Sena de Oliveira (PR), da Coligação "Uma Fronteira de Todos Nós" (PR/PT/PSL/PC do B/PSDB), que tem como candidato a vice-prefeito Nilson Xavier de Andrade (PT). A Coligação "A Vitória do Povo" (PTB/PDT), dos candidatos Dalmo Antônio Rodrigues (prefeito/PTB) e Juracy Lima dos Santos (vice/PDT), obteve 1.620 votos (48,34%). Compareceram 3.448 (91,34%) dos eleitores; votaram nulo 81 eleitores (2,35%) e em branco 16 (0,46%). O encerramento da totalização aconteceu às 19:02 h.


Foram utilizadas ao todo 92 urnas eletrônicas, não tendo sido necessária a substituição por urnas de lona em nenhuma das localidades. No caso de Ponto Chique, como o município é distante mais de 100 Km da sede do cartório eleitoral (em Brasília de Minas), foi utilizado o sistema de transmissão remota dos resultados. A diplomação dos eleitos será marcada por cada juiz eleitoral responsável pelo município, devendo ocorrer, segundo o Calendário Eleitoral aprovado pelo TRE, até o dia 10 de abril (em seguida, serão empossados pelas respectivas Câmaras Municipais).
Os eleitores inscritos nos três municípios que não puderam comparecer às eleições deste domingo terão até o dia 21 de maio para apresentar suas justificativas pela ausência às urnas.
Os três novos prefeitos permanecerão no comando das prefeituras até dezembro de 2011.


Entenda os motivos que levaram à realização das eleições extemporâneas nas três cidades:

Fronteira dos Vales - Os candidatos a prefeito e vice, Francisco Alves e Ulisses Souza Filho, tiveram os respectivos registros cassados e foram condenados ao pagamento de multa pelo juiz eleitoral, sob a acusação de distribuição de bens - prática de conduta vedada a agente público. A decisão de primeira instância foi confirmada pelo TRE-MG no Recurso Eleitoral 1264/2008 e os candidatos concorreram sub-judice. Assim, mesmo tendo sido eleitos, não foram diplomados.


O cargo de prefeito de Fronteira dos Vales está sendo ocupado pelo presidente da Câmara Municipal; Francisco Sá - O candidato Antônio Soares Dias (PTB), que teve a maior votação no pleito municipal de 2008, não foi diplomado. Motivo: rejeição de contas públicas, relativas ao exercício de 2001, pela Câmara Municipal;

Ponto Chique - Augusto Gonçalves Ramos Filho, eleito prefeito em 2008, apesar de ter tido seu registro de candidatura deferido pelo juiz da 50.ª Zona Eleitoral, teve sua candidatura indeferida pelo TRE-MG, a partir de um recurso interposto sob a alegação de rejeição das contas públicas do candidato relativas à gestão de 2001. Augusto Ramos Filho apelou, então, ao TSE, por meio de Recurso Especial, mas o TSE manteve a decisão do TRE-MG e, assim, negando, mais uma vez, sua diplomação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...