Pular para o conteúdo principal

NOVOS PREFEITOS DE TRÊS CIDADES MINEIRAS FORAM ESCOLHIDOS NESTE DOMINGO

Em Francisco Sá (115ª Zona Eleitoral - Norte de Minas), quem vai administrar o município é José Mário Pena (prefeito/PV) e Maria Ildeny Alves Figueiredo (vice/PTB), da coligação "Juntos pelo Brejo Venceremos de Novo" (PDT/PMDB/PSB/PTB/PV), que teve 7.300 votos (52,80% dos válidos). Denilson Rodrigues Silveira (PC do B) e Baltazar Soares Azevedo(vice/PT), da Coligação


"A Renovação Necessária" (PC do B/PT/PTC/PSC/PP/DEM/PSL) tiveram 6.525 votos (47,20%). Compareceram à votação 14.927 eleitores, 88,72% dos 16.825 aptos. O encerramento da totalização ocorreu às 19:33h; foram registrados 228 votos em branco(1,53%) e 874 votos nulos (5,86%).

Em Fronteira dos Vales (Vale do Mucuri - pertencente à 4ª Zona Eleitoral de Águas Formosas), ganhou a eleição com 1.731 votos (51,66%), o candidato Rozinê Sena de Oliveira (PR), da Coligação "Uma Fronteira de Todos Nós" (PR/PT/PSL/PC do B/PSDB), que tem como candidato a vice-prefeito Nilson Xavier de Andrade (PT). A Coligação "A Vitória do Povo" (PTB/PDT), dos candidatos Dalmo Antônio Rodrigues (prefeito/PTB) e Juracy Lima dos Santos (vice/PDT), obteve 1.620 votos (48,34%). Compareceram 3.448 (91,34%) dos eleitores; votaram nulo 81 eleitores (2,35%) e em branco 16 (0,46%). O encerramento da totalização aconteceu às 19:02 h.


Foram utilizadas ao todo 92 urnas eletrônicas, não tendo sido necessária a substituição por urnas de lona em nenhuma das localidades. No caso de Ponto Chique, como o município é distante mais de 100 Km da sede do cartório eleitoral (em Brasília de Minas), foi utilizado o sistema de transmissão remota dos resultados. A diplomação dos eleitos será marcada por cada juiz eleitoral responsável pelo município, devendo ocorrer, segundo o Calendário Eleitoral aprovado pelo TRE, até o dia 10 de abril (em seguida, serão empossados pelas respectivas Câmaras Municipais).
Os eleitores inscritos nos três municípios que não puderam comparecer às eleições deste domingo terão até o dia 21 de maio para apresentar suas justificativas pela ausência às urnas.
Os três novos prefeitos permanecerão no comando das prefeituras até dezembro de 2011.


Entenda os motivos que levaram à realização das eleições extemporâneas nas três cidades:

Fronteira dos Vales - Os candidatos a prefeito e vice, Francisco Alves e Ulisses Souza Filho, tiveram os respectivos registros cassados e foram condenados ao pagamento de multa pelo juiz eleitoral, sob a acusação de distribuição de bens - prática de conduta vedada a agente público. A decisão de primeira instância foi confirmada pelo TRE-MG no Recurso Eleitoral 1264/2008 e os candidatos concorreram sub-judice. Assim, mesmo tendo sido eleitos, não foram diplomados.


O cargo de prefeito de Fronteira dos Vales está sendo ocupado pelo presidente da Câmara Municipal; Francisco Sá - O candidato Antônio Soares Dias (PTB), que teve a maior votação no pleito municipal de 2008, não foi diplomado. Motivo: rejeição de contas públicas, relativas ao exercício de 2001, pela Câmara Municipal;

Ponto Chique - Augusto Gonçalves Ramos Filho, eleito prefeito em 2008, apesar de ter tido seu registro de candidatura deferido pelo juiz da 50.ª Zona Eleitoral, teve sua candidatura indeferida pelo TRE-MG, a partir de um recurso interposto sob a alegação de rejeição das contas públicas do candidato relativas à gestão de 2001. Augusto Ramos Filho apelou, então, ao TSE, por meio de Recurso Especial, mas o TSE manteve a decisão do TRE-MG e, assim, negando, mais uma vez, sua diplomação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...