Pular para o conteúdo principal

TOTAL ALIMENTOS CONSTRÓI ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

A indústria de pet food Total Alimentos possui uma das fábricas mais modernas da América Latina em Três Corações, com uma planta de 500 mil m2. Já reconhecida pelas suas ações em benefício ao meio ambiente, a empresa recicla o lixo gerado, possui uma reserva florestal de 250 mil m2 com plantio gradativo de árvores nativas da Mata Atlântica e um processo que elimina os particulados dos gases oriundos das caldeiras produtoras de vapor. Recentemente, um dos grandes passos na Total Alimentos em prol da natureza foi a construção de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes, obra que durou oito meses e contempla todos os resíduos gerados pelas unidades de processamento do parque fabril da empresa. “Com este sistema, fechamos um ciclo de utilização sustentável devolvendo a água limpa e descontaminada para os rios, lagos e córregos, de forma ética e consciente”, explica o presidente Antonio Teixeira de Miranda.


O tratamento funciona da seguinte maneira: após captados, os efluentes passam por um processo de centrifugação trifásico, que separa o material líquido do sólido e da matéria graxa. Depois, segue para o reator biológico com capacidade para 1 milhão de litros, onde o efluente é devidamente controlado e tratado. “Após esta etapa, a água está em condições ideais para voltar ao meio ambiente sem qualquer dano para a natureza. Para garantir de maneira prática a qualidade dessa água, a Total Alimentos mantém peixes vivendo nos tanques pós-tratamento”, relata o diretor técnico da empresa, Anderson Duarte.

De acordo com a filosofia da empresa, o investimento não foi feito com foco na economia, mas sim na busca de um meio ambiente equilibrado. “É preciso ter consciência de que somos parte de um meio e que o equilíbrio depende de nós todos que dele usufruímos”, comenta Anderson.
A Total Alimentos possui uma Estação de Pesquisas onde são desenvolvidos alimentos e snacks para cães e gatos de acordo com o porte, idade, saúde e estilo de vida. Todos os produtos da marca possuem a segurança dos certificados de qualidade PIQ Pet, HACCP e GMP de Boas Práticas de Fabricação do segmento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...