Pular para o conteúdo principal

CAMPO BELO CONFIRMA SUSPEITAS DE CASOS DE DENGUE

O secretário municipal da Saúde de Campo Belo, José Aguiar Leitão faz um alerta à população para o risco de um surto de dengue na cidade, caso não haja uma efetiva participação dos moradores no combate aos focos do mosquito transmissor da doença. Foram doze suspeitas de casos de dengue notificados no período de 01 de janeiro a 31 de março, nos bairros São Francisco, Feira, Jardim América e Vila São Jorge. Os exames foram encaminhados para o laboratório da Funed, em Belo Horizonte. De acordo com o secretário, das 12 notificações, 3 tiveram resultado negativo e 9 ainda aguardam pelo resultado.


O secretário disse que, embora a incidência das notificações tenha ocorrido em bairros com condições econômicas menores, os bairros com melhores condições não fogem ao risco de serem afetados, principalmente por haver maior número de piscinas e maior quantidade de flores em vasos, com pratinhos que reservam água, tornando assim, lugares perfeitos para a criação do mosquito. A Secretaria de Saúde está fazendo uma mobilização para evitar futuros transtornos, pois, como disse José Aguiar “As pessoas não estão tendo consciência para a gravidade do problema. Se morrer uma pessoa vítima de dengue no município, já é um grande fracasso para a saúde. E a dengue mata, e mata mesmo”, frisou o secretário. A prefeitura fez um vídeo de conscientização para o problema da dengue, além de campanhas nas escolas, aumento do número de agentes epidemiológicos e colocou todas as agentes dos postos dos PSFs (Programa de Saúde Familiar) empenhadas na luta contra a doença.

O secretário reforçou mais uma vez a participação da população no combate à doença, uma vez que, não havendo engajamento e a sensibilidade para o problema, no próximo verão, incorrerá no mesmo risco, pois é a época em que os ovos do Aedes aegypti, eclodem. José Aguiar pontuou que no bairro dos Davis, nenhuma notificação foi feita, sinal que os moradores daquela localidade estão se preocupando. Já no bairro Jardim Brasil Vilela (Antena), o secretário fez um alerta aos moradores sobre o índice assustador de lixos em lotes vazios. “É uma das áreas que deveria dar o exemplo. É só dar uma volta por lá, que vemos sacos plásticos e copos descartáveis nas ruas e lotes. Isso acaba afetando a população”. De acordo com uma lei municipal, é autorizada a entrada dos agentes em qualquer estabelecimento para fazer a limpeza. Basta haver uma denúncia ou os agentes notarem a necessidade de limpeza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...