Pular para o conteúdo principal

CAMPO BELO CONFIRMA SUSPEITAS DE CASOS DE DENGUE

O secretário municipal da Saúde de Campo Belo, José Aguiar Leitão faz um alerta à população para o risco de um surto de dengue na cidade, caso não haja uma efetiva participação dos moradores no combate aos focos do mosquito transmissor da doença. Foram doze suspeitas de casos de dengue notificados no período de 01 de janeiro a 31 de março, nos bairros São Francisco, Feira, Jardim América e Vila São Jorge. Os exames foram encaminhados para o laboratório da Funed, em Belo Horizonte. De acordo com o secretário, das 12 notificações, 3 tiveram resultado negativo e 9 ainda aguardam pelo resultado.


O secretário disse que, embora a incidência das notificações tenha ocorrido em bairros com condições econômicas menores, os bairros com melhores condições não fogem ao risco de serem afetados, principalmente por haver maior número de piscinas e maior quantidade de flores em vasos, com pratinhos que reservam água, tornando assim, lugares perfeitos para a criação do mosquito. A Secretaria de Saúde está fazendo uma mobilização para evitar futuros transtornos, pois, como disse José Aguiar “As pessoas não estão tendo consciência para a gravidade do problema. Se morrer uma pessoa vítima de dengue no município, já é um grande fracasso para a saúde. E a dengue mata, e mata mesmo”, frisou o secretário. A prefeitura fez um vídeo de conscientização para o problema da dengue, além de campanhas nas escolas, aumento do número de agentes epidemiológicos e colocou todas as agentes dos postos dos PSFs (Programa de Saúde Familiar) empenhadas na luta contra a doença.

O secretário reforçou mais uma vez a participação da população no combate à doença, uma vez que, não havendo engajamento e a sensibilidade para o problema, no próximo verão, incorrerá no mesmo risco, pois é a época em que os ovos do Aedes aegypti, eclodem. José Aguiar pontuou que no bairro dos Davis, nenhuma notificação foi feita, sinal que os moradores daquela localidade estão se preocupando. Já no bairro Jardim Brasil Vilela (Antena), o secretário fez um alerta aos moradores sobre o índice assustador de lixos em lotes vazios. “É uma das áreas que deveria dar o exemplo. É só dar uma volta por lá, que vemos sacos plásticos e copos descartáveis nas ruas e lotes. Isso acaba afetando a população”. De acordo com uma lei municipal, é autorizada a entrada dos agentes em qualquer estabelecimento para fazer a limpeza. Basta haver uma denúncia ou os agentes notarem a necessidade de limpeza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...