Pular para o conteúdo principal

DANUZA BIAS FORTES NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Dentro de muito pouco tempo, vários parentes de secretários municipais e da própria prefeita Danuza Bias Fortes deverão ajudar a engordar as estatísticas de desemprego em Barbacena. É que o Ministério Público vai investigar a escandalosa prática de nepotismo no Executivo Municipal e já requisitou esclarecimentos à prefeita sobre a existência de parentes de assessores que ocupam cargo de chefia dentro da folha de pagamento da Prefeitura. Em caso de confirmação do nepotismo, todos eles serão obrigados a deixar seus cargos. O processo de investigação do Ministério Público corre sob sigilo, porém informações extra-oficiais dão conta de que a lista de contratações suspeitas seria bastante extensa, com mais de 150 nomes. Entre os contratados irregularmente estão os parentes do atual secretário de Gabinete da prefeita, Marcelo Gonçalves, com os irmãos e cunhados, como também a esposa, Eugênia, que atualmente está no Departamento de Saúde Bucal, dentro do Demasp.


Ainda na lista de secretários, também possuem parentes na prefeitura, segundo um funcionário do gabinete que pediu para não ser identificado, os secretários Eduardo Carvalho, João Sad, Tião Batateiro, o vereador Ronaldo Braga e o assessor e jornalista José Antonio Lopes, dentre tantos outros. A própria prefeita Danuza Bias Fortes não resistiu à tentação de descumprir as leis contra o nepotismo e nomeou o próprio marido, Pedro Otávio Carneiro, como secretário Municipal de Governo, com um salário em torno de R$ 5 mil. Considerando que Danuza acaba de conceder um reajuste no próprio salário, juntos, são quase R$ 20 mil pagos mensalmente pela Prefeitura à família Bias Fortes Carneiro. No caso de Pedro Carneiro existiria uma ressalva, muitas vezes defendida, de que não há problemas em se nomear parentes para o cargo de secretário, já que são funções que necessitam do elemento confiança, e ninguém melhor que um parente para inspirar confiança. É desta forma que a prefeita justificaria a contratação de seu marido.

Porém, a Súmula 13 do Supremo Tribunal Federa (STF), baixada em 2008, é bem clara: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”. Ou seja, para o STF, a contratação é ilegal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...