Pular para o conteúdo principal

SELO DE QUALIDADE PARA QUEIJOS DA REGIÃO

Possuir um certificado de qualificação de produção significa a garantia de um produto que terá maior aceitabilidade no mercado que tem se tornado, a cada ano, mais competitivo. Cientes dessa realidade e por ser uma cidade conhecida há muitos anos por sua produção de queijo, produtores artesanais de São João del Rei e região resolveram se unir. Na última terça-feira, 14, na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), foi realizada uma reunião entre produtores rurais e órgãos competentes para a certificação do produto. Atualmente, em Minas Gerais, apenas quatro regiões possuem este selo. São elas: Serra da Canastra, Serra do Salitre, Araxá e Serro.


O coordenador regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Ivaldo Fernando Pereira, explica a importância do produto com certificação. "Todo mundo sabe que essa região é produtora de queijo por excelência desde a época do Império. E existe um anseio dos produtores em conseguir esta qualificação, para agregar mais valor ao produto". Ainda segundo o coordenador a certificação depende de vários órgãos reguladores. "A Emater faz a caracterização da região e o IMA faz a auditoria das queijarias e depois fornece o selo de certificação, como se fosse um registro. Certificando a qualidade e garantia do queijo", ressalta. Jonas de Carvalho, produtor e presidente do SindRural, afirma que a cidade possui atualmente de 50 a 70 produtores e que há algum tempo o sindicato busca a certificação, pensando principalmente no pequeno produtor. "Muitas famílias da região dependem da produção do queijo artesanal, se elas não conseguirem vender seu produto, terão que fornecer o leite para os laticínios, os quais pagam um preço muito baixo", afirma Carvalho.

De acordo com o professor da UFSJ, Ivis Bento de Lima, instituição que ficará responsável em assessorar os fabricantes de queijo artesanal, após a reunião ficou decidido que será elaborada uma carta a ser encaminhada ao IMA e Emater solicitando a certificação. "Esse é o primeiro passo de um longo caminho. Iremos apoiar o produtor no que for necessário para conseguir esta certificação", observa. O representante da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Adauto Lemos, presente na reunião, explica que a região também precisa identificar o queijo produzido. "Podemos adquirir um selo mais representativo, não apenas da qualidade do produto. Queremos que o queijo da região seja considerado um patrimônio cultural do estado de Minas Gerais, mas para isso é preciso identificar esse queijo artesanal da região. Esse processo é lento, precisa estabelecer um critério de busca de comprovação e identificação para que ele realmente seja considerado um patrimônio", afirma Lemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...