Pular para o conteúdo principal

A INSPIRAÇÃO QUE VEIO DE LAVRAS E ENCANTA O BRASIL

Foi quase por acaso que a produtora cultural paulistana Myriam Taubkin deu início, em 1987, a uma das mais importantes iniciativas de valorização e preservação da história da música do país, o Projeto Memória brasileira. Então responsável pelo setor de música do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, desenvolveu em equipe uma série de apresentações de pianistas com a finalidade de abastecer o acervo do museu. A ideia deu tão certo que, dois anos depois, criou a série Violões, reverenciando mestres do instrumento. Depois vieram Brasil da Sanfona, Um sopro de Brasil e Violeiros do Brasil, sempre documentando personalidades significativas de cada segmento em áudio e vídeo, além de shows.Este último, lançado em CD há 11 anos, acaba de ganhar belíssimas versões em livro e DVD.


Myriam se uniu ao documentarista paulistano Sérgio Roizenblit e viajou por um bom pedaço do país para estar com cada um dos 11 violeiros, sete deles mineiros, na intimidade do lar, ouvindo músicas e histórias: o pernambucano Adelmo Arcoverde, o sul-mato-grossense Almir Sater, os paulistas Passoca e Paulo Freire, e os mineiros Braz da Viola, Ivan Vilela, Pena Branca, Pereira da Viola, Roberto Corrêa, Tavinho Moura e Zé Mulato & Cassiano – Renato Andrade e Zé Coco do Riachão, também mineiros, que morreram de lá para cá, ganharam homenagem. Sexta-feira, os violeiros se apresentam no Chevrolet Hall, e a autora participará do projeto Sempre um papo, amanhã à noite, na Sala João Ceschiatti do Palácio das Artes.


“Em 1995, comprei uma roça na cidade em Lavras, no Sul de Minas, e me apaixonei pela viola. Quando fui para o campo, comecei a sentir a importância da viola. Acho que foi a ligação com a natureza. Passei a ouvir mais, ficar mais próxima da folia, do congado. Já conhecia alguns violeiros. Havia trabalhado com o Almir Sater e produzi uns concertos dele. Também conhecia Paulo Freire e o Passoca, além das duplas sertanejas antigas, como Tonico e Tinoco”, lembra Myriam Taubkin. Paulo Freire foi figura decisiva no projeto. Foi ele quem abriu as portas do universo da viola para ela, sugerindo os primeiros nomes de violeiros que procurou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...