Pular para o conteúdo principal

MINAS NA BRIGA POR MONTADORA CHINESA

Minas está na disputa para sediar no Brasil a fábrica da maior fabricante de automóveis da China, a Chery. A planta brasileira da montadora chinesa deverá produzir até 150 mil veículos por ano, informou na terça-feira o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ivan Ramalho, em Pequim, durante um seminário empresarial que faz parte da agenda da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país.


A produção da Chery no país deverá ser limitada inicialmente ao modelo A3, que custará a partir de R$ 45 mil, mas em junho a empresa estreia no Brasil com o utilitário-esportivo Tiggo, que será vendido por R$ 49 mil. O carro será importado do Uruguai. A montadora estaria estudando possíveis locais para a instalação da fábrica em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro ou Ceará. A decisão deverá ser tomada nos próximos dois meses, quando serianiciada a construção da nova planta. A produção de veículos começaria em 2012.


O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Sérgio Barroso, disse na terça-feira que já está mantendo conversas preliminares com o grupo no sentido de atrair a fábrica para o estado. "Estamos altamente competitivos e decididamente estamos buscando esse tipo de investimento", disse. Segundo ele, porém, Minas ainda não ofereceu aos chineses um local específico onde a fabricante poderia se instalar. "A empresa tem que decidir o local. O estado dará os incentivos tradicionais (para a atração de investimentos)", sustentou.


O anúncio da Chery reforça o interesse das montadoras chinesas pelo mercado brasileiro de veículos, que tem um carro para cada 7,3 habitantes, o que mostra que o Brasil é um dos mercados mais promissores do mundo. Nos Estados Unidos, a relação é de 1,2 habitante por carro.Nos cálculos do presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Osmani Teixeira, uma fábrica do porte que a Chery quer montar no Brasil - a produção diária de veículos deverá chegar em 568 - pode gerar cerca de mil empregos diretos. A Fiat, que produz mais de 2,9 mil automóveis ao dia, emprega 14 mil pessoas. O número de trabalhadores a serem contratados pela Chery, porém, vai depender do sistema de robotização e automação a serem implantados.


Segundo Teixeira, na fábrica da Fiat em Betim, o sistema de produção de carrocerias e prensas, por exemplo, emprega mão de obra. "Mas na Itália tudo é automatizado. A gente entra, não vê gente, e acha até que tem assombração", relata. Para o presidente da Fiemg, Robson Andrade, a instalação da montadora chinesa em Minas ultrapassaria a importância da fábrica em si, porque seria responsável também pelo desenvolvimento de uma cadeia de fornecedores. "Com a Fiat e a Mercedes, Minas é o segundo polo automobilístico do país e a vinda da Chery poderia consolidar essa posição", disse. Na avaliação dele, o Sul de Minas e a Zona da Mata mineira teriam potencial - localização e infraestrutura - para abrigar a nova fábrica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...