Pular para o conteúdo principal

MMX PODE VENDER MINA DE BOM SUCESSO

As ações ordinárias da MMX Mineração apresentam no mês de abril uma valorização de aproximadamente 60%. No ano, a ação acumula alta de 80%. Os analistas contatados pela InvestNews são unânimes na avaliação de que a performance está atrelada ao anúncio de que a empresa analisa a venda total ou parcial dos seus ativos. De acordo com o comunicado divulgado no dia 31 de março, 'a companhia nomeou um assessor financeiro para auxiliá-la em uma possível venda estratégica de parte ou de todos os seus ativos, cuja transação pode incluir a venda total ou parcial dos próprios ativos ou de ações ordinárias de sua emissão'. Há também a questão da falta de logística das minas da empresa. 'Qualquer ativo de mineração, sem logística, é difícil de avaliar', disse o analista do setor de mineração da Perfin Investimentos, André Facury. Sob a incerteza, alguns preferem a cautela. 'Achamos que a valorização já assumiu a perspectiva de venda. Temos recomendado que os clientes fiquem fora', aponta Leonardo Alves, analista.


Investidores avaliam que uma saída poderá ser a venda da operação sudeste da MMX, composta pelas unidades Serra Azul e Bom Sucesso. Sem estrutura própria de escoamento, a empresa possui um contrato com a MRS Logística para levar a commodity até o porto da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Itaguaí. Por lá, poderão ser exportadas 2 milhões de toneladas até 2011. O Sistema MMX Sudeste é composto por duas unidades: a Unidade Serra Azul, formada pelas minas AVG e Minerminas adquiridas respectivamente, no final de 2007 e início de 2008, localizadas em área contígua na região de Serra Azul, no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, e a Unidade de Bom Sucesso, município de Bom Sucesso, também em Minas Gerais, representada pelo Direito Minerário adquirido em julho de 2008. A produção de minério de ferro em 2008 deverá ser de 4,3 milhões, e a expectativa é de que atinja uma produção anual de 33,7 milhões de toneladas a partir de 2013, seguindo os planos de desenvolvimento das plantas atuais de Serra Azul e do projeto greenfield de Bom Sucesso.


A MMX adquiriu o Direito Minerário de Bom Sucesso, no Sul de Minas, em julho de 2008. A localização, a 40km da ferrovia da MRS e a 250km do Porto Sudeste da LLX representa grande diferencial em termos de custos operacionais. A Companhia executará um programa de pesquisas geológicas no prazo de até 18 meses e iniciará imediatamente os estudos detalhados de engenharia, estimando o início das operações para 2012, com uma produção de 17 milhões de toneladas anuais de minério de ferro de alta qualidade, destinado ao mercado externo. O minério de ferro de Bom Sucesso possui alto teor de magnetita (cerca de 30%): isto representa sensível redução de custos para seus consumidores, pois reduz significativamente o consumo de energia por estes. Este é, sem dúvida, um grande diferencial deste produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...