Pular para o conteúdo principal

ACERVO DO MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA PERCORRERÁ MINAS EM EXPOSIÇÃO ITINERANTE

O ex-prefeito de Barbacena, Martim Andrada, não precisou de mais do que dois meses para dar início à temporada de eventos culturais promovidos pelo Museu de Arte da Pampulha (MAP), em Belo Horizonte. Já no próximo dia 06 de junho, o novo diretor do MAP inaugura a mostra histórica Entre Salões 1969 -- 2000, através da qual será possível revisitar toda a história recente das artes plásticas em Minas e no Brasil. Serão expostas obras de 35 artistas de todo o país, que participaram do Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte entre o final da década de 60 e 2000. O Salão Nacional de Arte é realizado em Belo Horizonte desde meados da década de 30, mas somente a partir de 1969 ele firmou como um importante espaço de apresentação das principais vertentes da arte de vanguarda brasileira. Desde então, o Salão fomentou a criação das novas gerações, lançando e referendando artistas como Amílcar de Castro, Marcos Coelho Benjamin, Mario Zavalli, Antônio Poteiro, Manfredo de Souzanetto, Niura Bellavinha, Eder Santos e Franz Weissmann, que terão suas obras expostas nesta nova mostra do MAP.

Além de desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e obras audiovisuais, o público poderá conferir os catálogos das edições anteriores dos Salões, cartas, memoriais de montagem e documentos relacionados. Vídeos com depoimentos de curadores, funcionários do MAP e de artistas participantes dos Salões, tais com Marina Nazareth, Solange Pessoa, Mario Zavallli, Jarbas Juarez, Chico Magalhães e Maria do Carmo Freitas, também poderão ser vistos pelos visitantes. A curadoria da exposição será feita por Marconi Drummond e Márcio Sampaio. Segundo o diretor do MAP, Martim Andrada, ao expor este acervo, o Museu possibilita que as pessoas conheçam uma rica e importante coleção de arte contemporânea brasileira.


‘‘Além da mostra, também estamos preparando o lançamento de um livro sobre os 35 anos dos Salões Nacionais de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte, com patrocínio da Petrobrás, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, numa parceria do MAP e da Fundação Municipal de Cultura com a Associação de Amigos do Museu de Arte da Pampulha, que contará com ensaio histórico do crítico de arte Márcio Sampaio. Parcerias como estas serão fundamentais para que possamos devolver ao Complexo Turístico e Cultural da Pampulha o seu lugar de destaque na vida cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais’‘, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...