Pular para o conteúdo principal

ROUBO DE RESIDÊNCIAS PREOCUPA 39,4% DA POPULAÇÃO DE VARGINHA

A Guarda Municipal de Varginha, realizou pesquisa de opinião pública acerca da Segurança Pública no município. A pesquisa foi realizada entre os dias 05 à 08 de abril deste ano pela empresa Rede Pesquisas. Para realização das entrevistas, a cidade foi subdividida em 11 (onze) setores, compreendo todas as regiões e bairros. Foram entrevistados 480 cidadãos do município. A pesquisa foi feita com cidadãos maiores de 16 anos, seguindo variáveis como idade, sexo, escolaridade, domicílio e renda, os questionarios somaram 34 questões respondidas. O objetivo da pesquisa foi apontar e conhecer os principais problemas de segurança que afligem a nossa cidade, as áreas/regiões onde a sensação de insegurança é maior, auxiliar e orientar os órgãos de segurança pública instalados no município, colher dados e informações que possam subsidiar pleitos junto aos governos Federal e Estadual para a implantação de medidas de combate e prevenção à violência em Varginha.


Segundo os levantamentos, 57% da população se sente relativamente segura no município. Outros 28% dos entrevistados se sentem pouco seguro e 15% muito seguros. Para 39,4% da população, o crime que mais preocupa o varginhense é o roubo de residências, seguido pelos homicídios 37,1%, tráfico de drogas 6,9%, assalto a mão armada 6,7%, e violência doméstica 6,5%. Para 35% dos entrevistados Varginha é uma cidade mais segura que outras do interior de Minas Gerais. Para 37%, o município se iguala em segurança em relação a outras cidades e para 24% é menos segura. Um número que surpreendeu os pesquisadores foi que somente 36% da população afirmou já ter usado diretamente algum serviço dos órgãos de segurança Pública (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Civil e Guarda Municipal).

A avaliação positiva de quem usou os serviços dos órgãos de segurança pública foi bastante elevada, conforme índices de “bom” e “ótimo” abaixo destacados:
POLÍCIA CIVIL - 70,6%;

PMMG - 73,2%;

GUARDA MUNICIPAL – 90,5%;

CORPO DE BOMBEIROS – 95,9%.


A pesquisa procurou saber se as pessoas tinham conhecimento da diferença de missões da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Dos entrevistados, 49% responderam que sim. A maioria esmagadora da população, 95% é favorável a implantação do sistema de vídeo monitoramento (Projeto “Olho Vivo) em Varginha. Outro resultado surpreendente da pesquisa foi referente ao questionamento sobre o projeto de implantação da Lei Seca, que determina que a partir das 23h os estabelecimentos comerciais não poderão mais vender bebidas alcoólicas: 75% dos entrevistados são favoráveis a Lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...