Pular para o conteúdo principal

DANUZA VAI FECHAR 9 ESCOLAS MUNICIPAIS E DEMITIR 49 PROFESSORES

A prefeitura vai fechar 9 escolas municipais em Barbacena, a maioria na zona rural. A confirmação aconteceu na tarde desta segunda feira, 20, quando, em entrevista á TV Panorama, falando em nome da prefeita Danuza Bias Fortes (PMDB), o chefe de gabinete Marcelo Gonçalves, afirmou que a medida ia mesmo ser tomada e que, com a demissão de 49 professores que atuavam nas escolas, a economia seria de R$ 200 mil por mês. De acordo com fontes da prefeitura, que não quiseram se identificar, (já que não conseguimos contato com a secretaria de Educação, Heloisa Pinto nem com seus assessores), cerca de 400 alunos serão remanejados para estabelecimentos próximos das escolas de origem, o que vai ocorrer já no primeiro dia de aula no próximo mês. Pais e alunos das escolas que serão desativadas fizeram manifestação de protesto em frente á prefeitura, mas não conseguiram falar com a chefe do Executivo, a quem pretendiam pedir que a medida fosse revogada.Mas foram recebidos por assessores de Danuza, que afirmaram que a Secretaria de Educação vai implantar um projeto de nucleação no município.


Escolas com menos alunos serão desativadas para receber projetos sociais como o Pró-jovem Urbano, por exemplo. E na manhã de hoje circulou a informação de que a prefeitura poderia voltar atrás e que pelo menos uma das escolas que constava na lista das que seriam fechadas, na região do Serrão, havia sido poupada, depois de uma intervenção do ex-vereador Paulo Araújo, assessor e amigo pessoal da prefeita e que teria sido procurado por pais e alunos do estabelecimento. Nos bastidores da prefeitura comentava-se também que vereadores ligados ás regiões da zona rural onde escolas seriam fechadas, também estariam se movimentando e pressionando para reverter a situação. Professores que não quiseram se identificar consideram a medida um despautério. “Uma decisão desta no meio do ano vai prejudicar pedagogicamente os alunos”, disse um deles. “É um absurdo”, disse outro. “É preciso que alguém diga à prefeita e seus auxiliares, que educação é investimento, que não se faz economia às custas da educação”, disse outro. Alunos da Escola Queridinha Bias Fortes exibiam cartazes com os dizeres “Avó constrói, neta destrói”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...