Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: MP MULTA EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE ILICÍNEA POR NOMEAÇÕES IRREGULARES DE SERVIDORES

Depois de analisar recurso proposto pelo Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ilicínea, no Sul de Minas, Wanderlei Nicésio Campos, ao pagamento de multa por contratação irregular de funcionários. O vereador nomeou, na época em que chefiava o Poder Legislativo local, servidores comissionados que não exerciam nenhuma das funções típicas do cargo. De acordo com a Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo promotor de Justiça, Fernando Muniz Silva, a Câmara de Ilicínea, desde 1999, vinha editando resoluções “flagrantemente inconstitucionais” para criar cargos, fixar remuneração e nomear livremente servidores sem concurso público. A Constituição Federal estabelece que, em regra, a investidura em cargos públicos depende de prévia aprovação em concurso público, ressalvadas as hipóteses referentes aos cargos em comissão, cujas atribuições são de direção, chefia e assessoramento.


Depois de tomar conhecimento, entre outros fatos, de que motorista e auxiliar administrativo estavam ocupando cargos em comissão, o MPE, tentando solucionar esta e outras irregularidades, propôs e conseguiu assinar, em 2006, com o então presidente da Câmara, Sidnei Alves (PT), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa a regularização do quadro de servidores, a criação de cargos, a realização de concurso e a exoneração dos agentes públicos nomeados irregularmente pelo Poder Legislativo local. “No TAC, foi estipulado prazo de 30 dias para que o presidente do Legislativo apresentasse projeto de lei para criação dos cargos, mas o plenário rejeitou, dando clara demonstração de que não havia urgência na contratação dos servidores”, declarou o promotor de Justiça. Segundo ele, essa era a condição para que, até a realização de concurso público, os servidores irregulares permanecessem no cargo.

Por não ter sido aprovada a lei, “no final de 2006, os servidores irregulares foram exonerados pelo então presidente da Câmara, Sidnei Alves, mas, em 2007, o novo presidente da casa, Wanderlei Campos, assim que assumiu o cargo, readmitiu os mesmos e outros agentes públicos, restabelecendo a situação de ilegalidade anteriormente existente”, afirmou Muniz Silva. Após analisar o recurso, o TJMG aceitou as provas apresentadas pelo MPE e condenou Wanderlei Nicésio Campos ao pagamento de multa civil no valor de duas vezes a remuneração recebida pelo agente político, bem como ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...