Pular para o conteúdo principal

CICLISTAS PERCORREM TRECHOS DA ESTRADA REAL

Percorrer 33 cidades em nove dias e descobrir o Circuito do Ouro de Ouro Preto (MG) até Paraty (RJ). Essa é a aventura de 11 ciclistas de Belo Horizonte que encerra hoje na histórica cidade do Estado do Rio de Janeiro o "Projeto Caminho Velho, Mundo Novo". Os atletas fizeram um trajeto de 630 quilômetros do Caminho Velho da Estrada Real. O grupo passou a noite em nove municípios e realizou palestras em alguns deles. A primeira aconteceu na manhã de sexta-feira, 24 de julho, em Ouro Preto, pouco antes da partida. As palestras são direcionadas para a preservação ambiental e para a importância de valorizar o turismo e as riquezas da região onde as pessoas moram. "Às vezes a população não percebe as belezas naturais que possuem e a importância em preservá-las. Então, decidimos realizar essas palestras para conscientizá-las", afirmou o ciclista e um dos organizadores da expedição, Raoni Rocha. De acordo com Rocha, as palestras estão sendo ministradas por um engenheiro ambiental do Ibama que também integra a equipe dos ciclistas. "É a terceira edição do projeto. Neste ano, decidimos direcionar para o problema ambiental. O nosso slogan é: deixe o carro em casa e vá de bicicleta", disse.


Para percorrer os mais de 600 quilômetros, os integrantes do grupo fizeram todo um preparo físico. "Há mais ou menos um ano começamos as primeiras reuniões. Temos um médico acompanhando a equipe e um fisioterapeuta. Além disso, uma nutricionista nos orientou sobre a preparação alimentar para esse tipo de esforço físico. Fizemos um treinamento com professores de educação física para aumentar nosso condicionamento físico. É uma aventura consciente", brincou Raoni Rocha. O organizador afirma ainda que a maior dificuldade no percurso é com o trânsito nas rodovias. "Os motoristas de carros às vezes não respeitam ciclistas e ficamos muito tensos em alguns trechos, mas fora este problema a viagem é maravilhosa".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...