Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: TROTES VIOLENTOS EM BARBACENA NA MIRA NO MPF

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IFSE) – que incorporou como campus a antiga Escola Agrotécnica de Barbacena – comprometeu-se perante o Ministério Público Federal (MPF) a elaborar, em 90 dias, a minuta de um Código Disciplinar para regulamentar a forma de apuração das infrações disciplinares cometidas por seus alunos.Esse Código deverá observar os princípios da legislação federal, assegurando o exercício da ampla defesa e do contraditório aos interessados. O documento deverá prever também que qualquer julgamento de eventuais infratores deverá ser formalizado em procedimentos públicos, com atos de oitivas, notificações e informações sobre direitos e prerrogativas dos investigados.O compromisso foi firmado no curso de inquérito civil público instaurado pelo MPF a partir de denúncias de irregularidades cometidas pela então Escola Agrotécnica ao julgar suposto ato de infração disciplinar cometido por um de seus alunos.


As penalidades então aplicadas pelo Conselho de Professores ou pelo Diretor-Geral eram impostas ao término de investigações que não seguiam um rito pré-estabelecido, já que o Código Disciplinar até hoje em vigor no IFSE não contempla as regras do procedimento administrativo.De acordo com o MPF, “na prática, podem acabar sendo aplicadas sanções ao aluno infrator, inclusive o desligamento da escola, sem que lhe tenha sido assegurada a possibilidade de conhecer formalmente a acusação, arrolar testemunhas e produzir outras provas, o que é inadmissível em uma instituição pública de ensino. Escolas federais devem ser submetidas às mesmas regras que regem a Administração Pública, entre elas o processo administrativo com todas as suas garantias. É o que dispõe a Lei nº 9.784/99”.


Outro problema verificado no IFSE diz respeito à ocorrência de trotes violentos praticados por alunos veteranos nos estudantes novatos. Os abusos são de tal ordem que diversas vítimas têm preferido abandonar os estudos a suportar os trotes, isso depois de terem obtido aprovação em difícil concurso público de admissão. Para alguns pais, o problema maior estaria na falta de controle e de punição aos alunos que aplicam os trotes. O MPF obteve da direção do Instituto Federal o compromisso de fazer reuniões com todos os alunos, professores e servidores do campus Barbacena para informá-los sobre as possíveis consequências cíveis, penais e administrativas que podem resultar de atos dessa natureza. Os servidores responsáveis pela vigilância deverão ser especialmente orientados, alertando-os sobre as penalidades a que estarão sujeitos quando se omitirem no dever de impedir os trotes.
O Blog O Corvo-Veloz já está disponibilizando uma ferramenta rápida de pesquisa de nossos conteúdos. É só procurar o ícone no canto esquerdo da tela, e digitar a palavra ou assunto procurado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...