Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: TROTES VIOLENTOS EM BARBACENA NA MIRA NO MPF

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IFSE) – que incorporou como campus a antiga Escola Agrotécnica de Barbacena – comprometeu-se perante o Ministério Público Federal (MPF) a elaborar, em 90 dias, a minuta de um Código Disciplinar para regulamentar a forma de apuração das infrações disciplinares cometidas por seus alunos.Esse Código deverá observar os princípios da legislação federal, assegurando o exercício da ampla defesa e do contraditório aos interessados. O documento deverá prever também que qualquer julgamento de eventuais infratores deverá ser formalizado em procedimentos públicos, com atos de oitivas, notificações e informações sobre direitos e prerrogativas dos investigados.O compromisso foi firmado no curso de inquérito civil público instaurado pelo MPF a partir de denúncias de irregularidades cometidas pela então Escola Agrotécnica ao julgar suposto ato de infração disciplinar cometido por um de seus alunos.


As penalidades então aplicadas pelo Conselho de Professores ou pelo Diretor-Geral eram impostas ao término de investigações que não seguiam um rito pré-estabelecido, já que o Código Disciplinar até hoje em vigor no IFSE não contempla as regras do procedimento administrativo.De acordo com o MPF, “na prática, podem acabar sendo aplicadas sanções ao aluno infrator, inclusive o desligamento da escola, sem que lhe tenha sido assegurada a possibilidade de conhecer formalmente a acusação, arrolar testemunhas e produzir outras provas, o que é inadmissível em uma instituição pública de ensino. Escolas federais devem ser submetidas às mesmas regras que regem a Administração Pública, entre elas o processo administrativo com todas as suas garantias. É o que dispõe a Lei nº 9.784/99”.


Outro problema verificado no IFSE diz respeito à ocorrência de trotes violentos praticados por alunos veteranos nos estudantes novatos. Os abusos são de tal ordem que diversas vítimas têm preferido abandonar os estudos a suportar os trotes, isso depois de terem obtido aprovação em difícil concurso público de admissão. Para alguns pais, o problema maior estaria na falta de controle e de punição aos alunos que aplicam os trotes. O MPF obteve da direção do Instituto Federal o compromisso de fazer reuniões com todos os alunos, professores e servidores do campus Barbacena para informá-los sobre as possíveis consequências cíveis, penais e administrativas que podem resultar de atos dessa natureza. Os servidores responsáveis pela vigilância deverão ser especialmente orientados, alertando-os sobre as penalidades a que estarão sujeitos quando se omitirem no dever de impedir os trotes.
O Blog O Corvo-Veloz já está disponibilizando uma ferramenta rápida de pesquisa de nossos conteúdos. É só procurar o ícone no canto esquerdo da tela, e digitar a palavra ou assunto procurado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...