Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE VISITA HAITI EM MISSÃO DA ONU

por Isadora Sabino

O deputado Lafayette Andrada (PSDB) fez parte da comitiva brasileira de parlamentares que visitou o Haiti, nos dias 13, 14 e 15 deste mês, para conhecer o trabalho das Forças Armadas do Brasil na região, onde desenvolvem ações de paz pelas Nações Unidas. Na chegada à capital, foram recebidos pelo presidente René Préval, pela primeira ministra Michèle Pierre-Louis e pelo representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, Hédi Annabi.Lafayette Andrada declarou-se honrado em participar da comitiva brasileira em importante missão, onde puderam conhecer melhor a realidade do Haiti e levar ao seu povo a solidariedade brasileira. Integraram também a comitiva o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), os senadores Flávio Torres (PDT-CE), Gerson Camata (PMDB-ES), João Pedro (PT-AM), o suplente do senador Eurípedes Pedro de Camargo, representantes do Ministério das Relações Exteriores e ainda assessores da CRE.Arrasada por décadas de conflitos internos, a economia do Haiti está em crise e seus indicadores sociais estão entre os menores do mundo.


Cerca de 58% da população está subnutrida, 48% são analfabetos e a grande maioria não tem acesso à água potável, energia e esgoto.A ajuda da ONU, liderada pelo exército brasileiro, tem o objetivo de estabilizar o país, começando pela redução da violência, para que os haitianos possam reconstruir a economia. As cidades já têm relativa segurança, após os quatro anos de presença da ONU, e os objetivos militares cedem espaço à ajuda comunitária para criação de uma infraestrutura mínima de transporte, energia, água potável, limpeza e recuperação das florestas e rios, em sua maioria devastados e poluídos.Durante os encontros, a comitiva brasileira ouviu o mesmo apelo: a importância da permanência das forças de paz da ONU, o que ainda é vital para a estabilidade daquele país. Segundo os haitianos, sua saída repentina só interessa a grupos radicais, principalmente aos traficantes de drogas. Dentre os projetos visitados, a comitiva conheceu o projeto de coleta de lixo em um dos bairros mais pobres da capital do país. Desenvolvido pela comunidade, com objetivo de reduzir violência, aumentar a renda e limpar as ruas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...