Pular para o conteúdo principal

SERVIDOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE POUSO ALEGRE RECEBE PRÊMIO

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg) homenageou com a ´Placa Saúde Moral´ o ex-integrante dos quadros do TRT da 3² Região/MG, Wagner Pereira Prado da Silva, pela luta que este empreendeu e empreende em defesa dos direitos humanos combatendo o assédio moral no ambiente de trabalho, mais especificamente no âmbito do judiciário Federal Trabalhista. Wagner respondeu a dois processos administrativos, o primeiro na corregedoria Regional do TRT da 3² Região e o segundo perante a presidência daquele mesmo órgão Judiciário de 2² Instância. Em ambos foi absolvido - à unanimidade de votos dos desembargadores do TRT da 3² Região e dos ministros do Col. TST - das acusações contra ele formuladas pela então juíza do Trabalho titular da Vara do Trabalho de Pouso Alegre (hoje 1² Vara), pelo juiz do Trabalho substituto e auxiliar desta, pelo então diretor de Secretaria da Vara e outros agentes públicos. O acórdão unânime do TRT da 3² Região deixa claríssimo que o servidor foi vítima de assédio moral mediante atos de abuso de autoridade, o que, a propósito, é crime. De outra face e segundo Wagner, os desrespeitos aos seus direitos humanos, da sua dignidade, da sua intimidade e aos seus direitos da personalidade, não pararam por aí, vez que o assédio, em etapas seguintes, foi transferido para as áreas burocrática e médica daquele mesmo Tribunal Regional do Trabalho, redundando, em suma, na sua absurda aposentadoria proporcional, vez que a diretoria Médica do TRT da 3² Região não conheceu da CAT emitida pelo seu médico e não reconheceu o nexo de causalidade entre o assédio moral e as doenças de que passou a ser portador e outras que foram seriamente agravadas.


Convidado a ajudar na visibilidade nacional do tema, colaborou com reportagem da revista VEJA e do Jornal Diário do Sapucaí, de Pouso Alegre, dando o seu depoimento. A situação atual é que o servidor – tendo em vista a inação da burocracia do TRT da 3² Região no cumprimento do acórdão regional, que contém comandos para tomada de providências de ofício, que sequer ele precisaria requerer fossem cumpridas e até hoje não implementadas – e mais até, em face de danos materiais e morais adjudicados por causa do assédio moral mediante atos de abuso de autoridade de que foi vítima, já ajuizou ação ordinária perante a Vara Federal de Pouso Alegre, sendo certo que outra ação judicial, no mesmo foro será ajuizada em breve para a revisão de seus proventos de aposentadoria de proporcional para integral. Wagner Prado foi ainda, recentemente, homenageado pelo Núcleo Intersindical de Humanização do Trabalho/BH, especialmente pelo SERJUSMIG – Sindicato dos Servidores da Justiça de 1² Instância de Minas Gerais, vez que estas entidades estão promovendo dentre outros, o Concurso de Monografias ´Assédio Moral no Âmbito do Serviço Público´, com prêmios em dinheiro que levarão o nome de ´Wagner Prado´.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...