Pular para o conteúdo principal

SUPOSTAS IRREGULARIDADES AMEAÇAM UNINCOR

O Tempo

Supostos problemas em processos eleitorais e antigas irregularidades de gestão ameaçam uma das tradicionais universidades do interior de Minas. Após quatro décadas de atuação no mercado de educação superior, a Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), com nove campi no Estado, incluindo a sede em Três Corações, na região Sul, tenta superar uma turbulência que desencadeou em altos passivos trabalhistas e em paralisações de professores. As possíveis irregularidades, que também incluem a Fundação Comunitária Tricordiana de Educação, mantenedora da Unincor, viraram alvo de denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE). O órgão designou um gestor para assumir a tarefa de colocar "a casa em ordem". Mas para que isso aconteça, o patrimônio da Unincor começa a ser vendido e não se descarta o fechamento de unidades no interior, como em Leopoldina, após estudo de viabilidade financeira. De acordo com a promotora de Justiça curadora de fundações, Valma Leite da Cunha, uma fazenda subutilizada pela universidade em Três Corações já foi vendida, no valor de R$ 2,7 milhões, para saldar os pagamentos atrasados do funcionalismo.


A promotora e o atual gestor indicado para administrar a Unincor, Matheus Bressan, não revelaram o total da dívida - que ainda persiste -, mas admitem a necessidade de ser negociada uma área em Betim, com extensão aproximada de 25 mil metros, para ajudar no pagamento de pessoal. "Existe um endividamento grande e uma queda das receitas. Buscou-se inicialmente o financiamento e ainda insistimos nessa linha de pensamento. Porém, enquanto não sai a liberação de recursos, passamos para outro passo, a venda de imóveis desnecessários à finalidade educacional", disse Valma. Documentos levados ao MPE dão conta de um conjunto de bens estimado em R$ 450 milhões. Ex-diretor de recursos humanos da Embrapa na capital federal, formado em agronomia e pós-graduado em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Matheus Bressan assumiu o desafio de sanear as dívidas da Unincor há cerca de 45 dias. Para isso, também houve o enxugamento da máquina. Ele não revelou números absolutos, mas admitiu ter ocorrido a rescisão de 30% dos contratos com o corpo docente.

"Não gosto de fazer julgamentos, mas houve má gestão. Os contratos não eram bem formulados e o quadro de pessoal era inchado, criando altas despesas. O que vi quando cheguei era uma administração arcaica, fora da realidade do século XXI", analisou. Uma consultoria externa à universidade foi contratada para colher informações que permitam um diagnóstico da instituição de ensino. O estudo não visa um mapeamento completo por falta de recursos. Porém, as situações mais delicadas estão sendo verificadas, como o futuro das unidades de Leopoldina e Itaguara, na região Central. Apenas 29 alunos do curso de música estudam no campus de Leopoldina e, a formatura, ocorrerá este ano. "Vamos repensar a existência da unidade, olhando bem o mercado da região. Mas se o estudo apontar para a inviabilidade, vamos ter que fechar", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...