
É sempre muito romântico receber flores, certo? Considerando-se que as plantas têm significados, a resposta mais acertada seria “nem sempre”. É, sim, muito romântico declarar interesse ou amor a uma pessoa, pedi-la em namoro ou casamento com um belo arranjo de flores. O amado ou amada saberá entender a intenção, mesmo que não verbalmente declarada. Mas as plantas servem também para dar recados embaraçosos, sem que se necessite dizer uma palavra, o que é muito confortável, em especial, para os mais tímidos. É isto mesmo. As flores têm significados convencionados e, nos assuntos do coração, praticamente, todos os recados, sejam eles bons ou nem tanto, podem ser dados por um belo arranjo de flores, o que, no segundo caso, além de ajudar os tímidos, pode amenizar o clima.
Para saber mais sobre o que dizem as flores, a empresa Floresnaweb.com, de São Paulo, disponibiliza em seu site, para consulta, o Dicionário das Flores, com informações sobre diversas plantas encontradas no Brasil. A pesquisa foi realizada pela diretora da empresa, Vivian Haynes, e pelas engenheiras agrônomas Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro e Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, ambas da Universidade Federal de Lavras, no Sul de Minas. Há uma grande variedade de flores indicadas para expressar amor e paixão. A afelandra, por exemplo, faz parte de um grupo de plantas que sempre “provocam o amor”. É o que diz o dicionário sobre essa vistosa planta, que significa “amor a primeira vista” e dá muito bem o seu recado quando é o caso. A mesma mensagem é passada pela gloxínia, que, também significa amor a primeira vista, mas vai além, ao expressar “intenção de namoro ou casamento”. Romântica mesmo é mensagem dada pelo lírio branco: “É um paraíso estar com você”.
Se o caso é dar a entender que o amor é antigo, que a pessoa povoa nossos sonhos há muito tempo, nada como um vaso de azaleias vermelhas. Mas, atenção! A cor é importante, em ambos os casos. E para declarar à pessoa amada que continua perdidamente apaixonado, o feliz enamorado pode recorrer à delicada Flor-de-Setim, que quer dizer exatamente isto. Em situações em que o romance já não está tão bem assim, há exemplos muito interessantes. Um buquê de alfazema serve bem quando se instala a desconfiança entre o casal. Já um arranjo de cravos amarelos quer dizer que você não está nem aí para a pessoa. Nesta cor, a flor significa “desdém”. E, se o amor acaba, situação nem sempre muito fácil de declarar ”olho no olho”, o negócio é mandar um buquê de crisântemos amarelos.
Comentários