Pular para o conteúdo principal

SUPERLOTAÇÃO EM VELÓRIO DO SUL DE MINAS REVOLTA POPULAÇÃO



O Velório Municipal de Varginha, no Sul de Minas, possui atualmente duas salas de velório e duas salas de descanso no piso superior. A infraestrutura do local tem sido alvo de constantes reclamações. O local está incompatível com a demanda da cidade. Morrem, em média, cinco pessoas por dia em Varginha. “Há pouco tempo meu primo faleceu, na mesma sala em que ele estava havia mais dois corpos e na outra sala também eram três pessoas. Achei um desrespeito imenso! Em um momento tão difícil e delicado tivemos que dividir espaço com outras famílias. Já é tudo muito doloroso, fica ainda pior sem uma certa privacidade e um mínimo de conforto. Me incomodava muito ver que as pessoas chegavam e ficavam andando entre os corpos e os familiares para encontrar aqueles a quem foram apoiar. Isso sem considerar o calor por ter pouca ventilação”, desabafa a comerciante Isabela Souza.

O secretário municipal de Habitação e Promoção Social Miguel José de Lima, explica que há um projeto de reforma e ampliação do atual velório. O local passará a ter 6 salas de velório em dois pavimentos, novas salas de descanso, rampas de acesso para deficiente e área verde. “Será no mesmo local e para ampliá-lo será necessário usar parte do terreno que hoje é utilizado pelo cemitério onde ficam as covas concedidas para utilização por 5 anos. Após esse prazo, os corpos são transferidos para o ossuário. Lá os títulos de posse são provisórios”, esclarece. Miguel afirma que ainda não há previsão do valor da obra. O projeto deve ser encaminhado para a Câmara Municipal ainda neste ano. Se aprovado, de acordo com o secretário, a obra começa no próximo ano e termina em cerca de 8 meses. “Estamos na fase de projeto, que inclusive pode ser alterado em diversos aspectos. A fachada mesmo imagino que não ficará como está no papel”, alega. Ainda está em estudo um local que possa ser utilizado provisoriamente durante a reforma.

Em 2006 a Câmara de Vereadores autorizou a desapropriação de um imóvel na rua Monte Cassino, Vila Floresta, para a construção do novo velório. A área do local é de 430 m², mas ainda não foi apresentado aos vereadores nenhum projeto da construção. Questionado se há algum projeto de novo cemitério municipal, já que o atual possui poucas áreas que ainda podem ser adquiridas e o outro cemitério é particular, Miguel Lima enfatizou que está sendo criada a autarquia municipal do serviço funeral. Ele transferiria esses serviços de empresas para o Município. “Além disso, no cemitério municipal temos uma área de 700 covas que poderão ser transformadas em cerca de 2000 gavetas, se o projeto de autarquia for aprovado. Já no Cemitério da Saudade, que é particular, a prefeitura tem uma área de 1700 metros para atender pessoas carentes e indigentes. Então ainda não há previsão de nova área a ser adquirida pra essa finalidade”, esclarece Miguel.
Thayane Viana, Blog do Madeira
Foto ilustrativa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...