Pular para o conteúdo principal

SUPERLOTAÇÃO EM VELÓRIO DO SUL DE MINAS REVOLTA POPULAÇÃO



O Velório Municipal de Varginha, no Sul de Minas, possui atualmente duas salas de velório e duas salas de descanso no piso superior. A infraestrutura do local tem sido alvo de constantes reclamações. O local está incompatível com a demanda da cidade. Morrem, em média, cinco pessoas por dia em Varginha. “Há pouco tempo meu primo faleceu, na mesma sala em que ele estava havia mais dois corpos e na outra sala também eram três pessoas. Achei um desrespeito imenso! Em um momento tão difícil e delicado tivemos que dividir espaço com outras famílias. Já é tudo muito doloroso, fica ainda pior sem uma certa privacidade e um mínimo de conforto. Me incomodava muito ver que as pessoas chegavam e ficavam andando entre os corpos e os familiares para encontrar aqueles a quem foram apoiar. Isso sem considerar o calor por ter pouca ventilação”, desabafa a comerciante Isabela Souza.

O secretário municipal de Habitação e Promoção Social Miguel José de Lima, explica que há um projeto de reforma e ampliação do atual velório. O local passará a ter 6 salas de velório em dois pavimentos, novas salas de descanso, rampas de acesso para deficiente e área verde. “Será no mesmo local e para ampliá-lo será necessário usar parte do terreno que hoje é utilizado pelo cemitério onde ficam as covas concedidas para utilização por 5 anos. Após esse prazo, os corpos são transferidos para o ossuário. Lá os títulos de posse são provisórios”, esclarece. Miguel afirma que ainda não há previsão do valor da obra. O projeto deve ser encaminhado para a Câmara Municipal ainda neste ano. Se aprovado, de acordo com o secretário, a obra começa no próximo ano e termina em cerca de 8 meses. “Estamos na fase de projeto, que inclusive pode ser alterado em diversos aspectos. A fachada mesmo imagino que não ficará como está no papel”, alega. Ainda está em estudo um local que possa ser utilizado provisoriamente durante a reforma.

Em 2006 a Câmara de Vereadores autorizou a desapropriação de um imóvel na rua Monte Cassino, Vila Floresta, para a construção do novo velório. A área do local é de 430 m², mas ainda não foi apresentado aos vereadores nenhum projeto da construção. Questionado se há algum projeto de novo cemitério municipal, já que o atual possui poucas áreas que ainda podem ser adquiridas e o outro cemitério é particular, Miguel Lima enfatizou que está sendo criada a autarquia municipal do serviço funeral. Ele transferiria esses serviços de empresas para o Município. “Além disso, no cemitério municipal temos uma área de 700 covas que poderão ser transformadas em cerca de 2000 gavetas, se o projeto de autarquia for aprovado. Já no Cemitério da Saudade, que é particular, a prefeitura tem uma área de 1700 metros para atender pessoas carentes e indigentes. Então ainda não há previsão de nova área a ser adquirida pra essa finalidade”, esclarece Miguel.
Thayane Viana, Blog do Madeira
Foto ilustrativa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...