Pular para o conteúdo principal

NA ERA DA IMAGEM, POLÍTICOS PROCURAM MELHORAR APARÊNCIA


Nem sempre o bonito consegue transmitir uma imagem mais forte

Cinderela, que era a moça mais bonita do reino, acreditava que só seria bem vista aos olhos do príncipe se fosse ao baile com roupa e sapatos bonitos, cabelo arrumado, maquiagem bem feita. Para ela, isto era tão real, que pegou retalhos no lixo e costurou um vestido, que foi rasgado pelas irmãs más. A fada madrinha, então, com um encanto, resolveu o "problema" da moça e Cinderela chegou à festa como uma princesa. A trajetória da protagonista desta história mostra um anseio natural de qualquer ser humano de querer ser reconhecido como especial. Isso não acontece apenas nos contos de fada. Hoje, na política, a fada madrinha costuma se apresentar como "produtor de imagem", um profissional do ramo da estética que dá ao candidato a imagem que o povo quer e não o que ele é de verdade.

Quem nunca reparou no bigode e no cabelo eternamente negros do ex-presidente José Sarney? Collor ressurgiu também de cabelos tingidos. Roberto Jefferson, famoso pelo mensalão, fez até cirurgia para emagrecer. Maluf, José Dirceu e José Múcio fizeram implantes de cabelo. José Serra e FHC já camuflaram as olheiras. Marta Suplicy claramente abusou do botox. E o Lula? Dá para comparar a imagem do metalúrgico descabelado com o político bem arrumado de hoje? O cientista político Paulo Roberto Figueira, da Universidade federal de Juiz de Fora (UFJF), considera "beleza" um critério muito subjetivo e acredita que importante é a imagem que o político passa. "Eles agora precisam se preocupar com a postura diante dos meios eletrônicos, ter o 'timing' televisivo', informar algo a mais com a sua postura corporal", diz.

Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, há pelo menos dois representantes dessa nova geração: Fred Costa (PHS) e Iran Barbosa (PMDB). Fred assumiu seu primeiro mandato com 27 anos - hoje está no segundo e será candidato a deputado estadual em 2010. "Senti mais preconceito por ser jovem e por não ter 'herança', nenhum familiar na política do que pela aparência, que nem considero tão boa assim", conta. Fred não se considera vaidoso, diz que não consegue praticar exercícios - "há dois anos não jogo uma partida de futebol" - e nem cuidar bem da alimentação, por causa da agenda atribulada. "Mas beleza nunca ganhou eleição, não estamos aqui para sermos modelos, mas para proporcionarmos bem-estar à população", afirma. O cientista Paulo Figueiras concorda e diz que, "se esse fosse um critério decisivo, teríamos um desfile".
Letícia Baeta, O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...